Secretaria Municipal de Educação

18/03/2013 - Educação
A França mais perto dos alunos: convênio oficializa ensino do idioma europeu em escola pública municipal
O documento será assinado nesta terça-feira na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

foto/divulgação: Jornalista Ricardo Medeiros

Alunos iniciam aulas de Francês

Para implantar oficialmente o curso de Francês na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, a Secretaria de Educação de Florianópolis assina nesta terça-feira (19/03) um convênio com a Aliança Francesa e a Fundação Saint-Exupéry.

 

O evento ocorrerá às 10 horas e 30 minutos na sede do estabelecimento de ensino. Desde o dia 12, uma turma pela manhã e outra à tarde já estão tendo aula sobre a língua e a cultura do país europeu.

 

O Campeche tem uma ligação forte com a França através do escritor e aviador Antoine Saint-Exupéry. O autor de O Pequeno Príncipe era piloto da Companhia Génerale Aèropostale, que fazia escalas em Florianópolis, precisamente nesta praia do Sul da Ilha.

 

A ideia é proporcionar o aprendizado de outro idioma na rede municipal, que já tem no currículo o Inglês e o Espanhol. Além disso, a intenção é de dar maior visibilidade ao idioma que um dia foi a segunda língua mais falada no mundo, bem como ensinada nas escolas brasileiras.

Para que os estudantes permaneçam na escola em tempo integral, nos dias de curso, a Secretaria de Educação (SME) garante o almoço aos 40 participantes, que estão no 6º e 7º ano do ensino fundamental. As aulas são sempre às terças-feiras, no horário das 10h30 e às 13h.

 

Diploma

A Fundação Saint-Exupéry fornece o material didático, com livros de textos e de exercícios, e é responsável pelo pagamento do professor. Pela Aliança Francesa, a Coordenadora Pedagógica Marcela Imperiano faz o acompanhamento da criançada, que tem entre 11 e 12 anos.  A professora é Mirena dos Santos, profissional com graduação em Letras-Francês pela UFSC e mestrado pela Universidade de Paris-Sorbonne. Ao final de três anos, os alunos estarão capacitados para falar e ler em francês, ouvir e compreender a língua e produzir pequenos textos.  

Os participantes farão uma prova, em 2014 e em 2015, para obter o Diploma de Estudos na Língua Francesa (DELF Júnior), emitido pelo governo do país europeu.  Com o diploma, os alunos terão permissão e estarão habilitados para concorrer a bolsa de estudo na França.

 

 

Amigo do Seu Deca

A Companhia Génerale Aèropostale, hoje Air France, para a qual Saint- Exupéry trabalhava, foi pioneira no serviço de correio aéreo. Na América do Sul, a companhia passava pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Das 11 escalas no Brasil, uma delas era em Florianópolis, na Praia do Campeche, durante os anos de 1929 a 1931. 

O casarão onde funcionou a base da Aèropostale, que será transformado em Centro Cultural, fica bem ao lado da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.  Saint Exupéry era chamado pelos ilhéus de “Zeperri”, devido à dificuldade de pronunciarem o sobrenome dele. Na região, o francês tornou-se amigo de Manoel Inácio, o Seu Deca. O morador ensinou o escritor e aviador a pescar e preparar corvina e pampo.

Le petit prince

O livro O Pequeno Príncipe, em francês, Le Petit Prince, completa 70 anos. A primeira publicação ocorreu em abril de 1943 nos Estados Unidos. A edição da obra na França é de 1946. A história trata de um garotinho que adora uma rosa, que ele pensa que é a única no mundo. Os dois brigam e o menino viaja para conhecer outros lugares. Faz amizade, então, com um aviador, perdido no deserto. O pequeno descobre que mesmo não sendo a única no planeta, a rosa possui uma energia particular, e que a flor o ama.