Fundação Municipal de Esportes

12/12/2014 - Esporte
Projeto Voleivó forma 25 atletas com mais de 60
Coordenador do programa já pensa em criar torneio interestadual da modalidade

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Voleivó formou 25 atletas em sua primeira edição

A primeira turma do projeto Voleivó – programa da Fundação Municipal de Esportes de incentivo à prática do voleibol entre ‘atletas’ da terceira idade – teve sua formatura nesta sexta-feira (12), no Ginásio Municipal de Esportes Carlos Alberto Campos, no Estreito. A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Cesar Souza Junior, que prometeu não medir esforços para o bom desenvolvimento do esporte da Capital. “De todas as cerimônias de que estou participando, esta é a mais singela, mas inegavelmente uma das mais significativas”, acentuou o prefeito.

O paraninfo da turma foi o jornalista esportivo Roberto Alves, que destacou: “É uma iniciativa que traz benefícios para a saúde e mais qualidade de vida para seus participantes”. Roberto Alves, um dos fundadores da FME, foi homenageado com uma placa pelos serviços prestado à comunidade esportiva de Santa Catarina.

O “Projeto Voleivó – o voleibol dos avós”  consiste em aulas gratuitas de voleibol adaptado a pessoas com mais de 60 anos, associado a exercícios para melhora do condicionamento físico. Desde agosto, 25 atletas (18 mulheres e sete homens) participam das aulas gratuitas; apesar da formatura, eles vão continuar integrando o projeto após o Carrnaval, quando serão abertas novas inscrições.  Um pequeno detalhe precisa ser registrado: os participantes do projeto não precisam ser avós.

Além da entrega de diplomas e medalhas aos 25 ‘atletas’, três deles receberam menções especiais: Jovelina Esmeraldina Pedrini, de 82 anos, recebeu troféu por ser a mais idosa; Dionísio Luiz Colombi, de 89 anos, por ser o mais idoso; Altiva Rayzel foi premiada como Destaque da Turma.

"Eu nunca havia jogado vôlei, mas já peguei gosto", disse Jovelina. Dona de uma bela voz, ela cantou algumas canções na formatura. "A música é uma parte muito importante da tradição de minha família. Mas agora é fundamental para minha saúde e felicidade fazer exercício físico, então vou continuar jogando vôlei com a turma", garantiu.

O coordenador do Projeto Voleivó, professor Eduardo Colombi, já pensa em realizar um torneio interestadual no ano que vem, em comemoração ao aniversário de 289 anos de Florianópolis.

“A FME, através deste projeto, buscar atender à grande demanda de pessoas da terceira idade que procuram espaço para a prática de exercícios e um lazer de qualidade, unindo o útil ao agradável”, destacou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Hudson Pires, o Professor Chiquinho. Ele ressaltou ainda a importância de homens e mulheres na terceira idade terem oportunidade de integração social.

“No processo de envelhecimento, é um aspecto fundamental, pois é comum encontrar idosos que já não possuem familiares próximos e buscam nas amizades preencher a falta que essas perdas causam no relacionamento humano, aumentando, assim, a autoestima.”

Formandos

Ademar Bianchi, Aldir José da Silva, Araci Helfestein, Arlete Miranda, Dionísio Colombi,Flavinha da Silva, Iracema Beutler, Iria Maria da Silva, Izabel Klein, Jackson Greinert, Janete Souza, Jovelina Pedrini, Lorena Ziliotto, Manita Silva, Marcelino Pontes, Maria Bianchi, Maria Castro, Maxima Barão, Norma Marques, Rubens Ziliotto, Sálvio Marques, Vanda Fernandes, Veroni de Souza.


galeria de imagens