Fundação Municipal de Esportes

19/01/2015 - Esporte
Uruguaio é o campeão do Floripa Chess Open
Entre os primeiros colocados, brasileiros chegam em segundo e terceiro lugares

foto/divulgação: Petra Mafalda

Campeão Andres Rodrigues

Em competição muito acirrada, o uruguaio Andres Rodrigues venceu, atingindo 8.5 de pontuação, na noite do último domingo (18) o Floripa Chess Open, que reuniu em Florianópolis durante cinco dias 247 enxadristas. Argentinos, uruguaios, paraguaios, peruanos, um  sérvio, um espanholvários , um italiano e brasileiros de diversas regiões do país realizaram boas batalhas sobre os tabuleiros, buscando assegurar vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2015.

No processo de renovação do xadrez feminino nacional, a participação das mulheres na competição foi notada através de 31 enxadristas, que realizaram grandes jogadas no tabuleiro.  Na arbitragem do torneio, elas estavam lá: Adriana Padovani e Elana Silva de Souza fizeram parte do  quadro de árbitros adjuntos do evento.

Na solenidade de encerramento, o coordenador do torneio, Marcelo Pomar, agradeceu aos patrocinadores e apoiadores, pois "contribuíram para tornar um sonho realidade". Marcelo agradeceu também à comunidade enxadrista sul-americana, que deu demonstração de força e vivacidade ao evento.

Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Hudson Pires, o professor Chiquinho, esse tipo de competição contribui para o despertar de muitos jovens para a prática de um esporte que visa ao engrandecimento intelectual, através da nobre arte chamada xadrez.

O torneio distribuiu R$ 15 mil em prêmios por categoria – sub-2200, sub-2000, sub-1800 e feminino. Os mestres melhores colocados também receberam parte da premiação.  O primeiro colocado recebeu R$ 3 mil.

 

Confira  os Vencedores:

1º lugar - Andres Rodrigues (Uruguai)

2º lugar - Roberto Molina (Brasil)

3º lugar - Diego Di Bernardino (Brasil)

4º lugar - José Cubas (Paraguai)

5º lugar - Charles Gauche (Brasil)

6º lugar - Axel Barchmann (Paraguai) 

7º lugar - Ramires Delgado (Paraguai)

8º lugar - Everaldo Matsuura (Brasil)

9º lugar – Renato Quintiliano (Brasil)

10º lugar – Frederico Gazel (Brasil)

No feminino a vencedora foi Regina Ribeiro (Blumenau - SC)

O Floripa Chess Open foi organizado pelo Clube de Xadrez de Florianópolis,  em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME), com apoio da Federação Catarinense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez.


galeria de imagens