Fundação Municipal de Esportes

19/01/2016 - Esporte
II Floripa Chess Open: Capital lidera no xadrez
Os atletas da Capital César Umetsubo e Everaldo Matsuura estão entre os nove atuais líderes da competição

foto/divulgação: Nira Pomar

Everaldo Matsuura, de Florianópolis, é um dos atuais líderes da competição

O quarto dia de torneios do II Floripa Chess Open, que acontece no Lira Tênis Clube, no Centro, conta com a liderança empatada de nove jogadores, entre eles o atual campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e morador de Florianópolis, César Umetsubo. O evento, que vai até sexta-feira (22) e oferece premiações que somam R$ 18 mil, conta com 298 jogadores de alto nível vindos de oito países.

Nesta terça-feira (19), os torneios acontecem às 14 e às 20 horas e uma das partidas mais esperadas será entre o convidado de honra do evento, o peruano Júlio Ernesto Granda Zuniga, excelência no assunto, e o Grande Mestre Everaldo Matsuura, morador de Florianópolis. Ambos são também líderes na competição.

O treinador de xadrez Marcelo Pomar, que já acompanhou mais de cem crianças ao longo de dez anos de experiência, afirma que o nível técnico do evento é muito alto. “Temos ótimos jogadores participando desse evento, que é um dos mais fortes da América do Sul. Temos muito orgulho de contar com atletas de Florianópolis na atual liderança”, disse.

A solenidade de premiação do II Floripa Chess Open acontece na próxima sexta-feira, dia 22, às 18h30. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal de Esportes, do Lira Tênis Clubes e de diversos outros parceiros.

Histórico

A primeira edição, realizada em janeiro de 2015, contou com 260 jogadores de seis países e foi eleita pela crítica da Revista Meio Jogo (RMJ), especializada em xadrez brasileiro, como o Melhor Evento de Xadrez do Brasil do ano passado, com 253 pontos. O segundo lugar ficou para o SP Open, com 52 pontos e o terceiro, para Contaud Open (Cuiabá, MT), que atingiu 28 pontos.


galeria de imagens