Fundação Municipal de Esportes

20/02/2018 - Esporte
Florianópolis conquista título no 1º Torneio FIBA 3X3 do Sul do Brasil

foto/divulgação: Leonardo Oliveira

Florianópolis conquista título no 1º Torneio FIBA 3X3 do Sul do Brasil

O NQS 3x3 Social de Florianópolis venceu o 1° Torneio Oficial FIBA 3x3 do Sul do Brasil 2018. Após conquistas seis vitórias em seis partidas consecutivas. O evento aconteceu em Torres, no Rio Grande do Sul, no último domingo, 18 de fevereiro, e contou pontos para o ranking mundial da modalidade.

 

Participaram da competição equipes de Torres, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Carazinho, Nova Prata, Porto Alegre,  Rio do Sul , Sombrio e Florianópolis. Um grande público prestigiou o evento. 

 

Os atletas que representaram a Capital foram os irmãos e professores do NQS, Afonso e João Wasdestilha, Adriano Garay, irmão da jogadora da seleção brasileira de vôlei Fernanda Garay, e Thiago Freitas, revelação do campeonato catarinense de basketball em 2017.

 

A equipe está se preparando para representar Florianópolis pelo 3°ano consecutivo na elite do basketball brasileiro. O NQS faz parte do seleto grupo da Liga ANB3x3 onde somente as melhores equipes do Brasil participam. 

 

O intuito do coletivo é jogar 12 etapas da Liga Nacional e disputar torneios no Egito e Itália no mês de Julho. Paralelamente o coletivo vai organizar dois grandes eventos de basquete e cultura em Florianópolis.

 

No mês de maio o NQS  organizará a Liga Sul Brasil de Basquete 3x3 em Florianópolis, torneio válido pela Liga ANB3X3 e em setembro vai acontecer a Expobaskin, o maior encontro de projetos inclusivos desportivos comunitários do mundo. Este evento aconteceu no Uruguai em 2017, no qual a equipe da Capital participou e se capacitou para desenvolver atividades de basquete inclusivo para síndrome de down e autismo. 

 

A modalidade tem apoio  da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura , Esporte e Juventude, Fundação Municipal de Esportes e da Diretoria da Juventude de Florianópolis, além da Proquality Crossfit Underneath, Interperformances, Decathlon, , 3 Negros, Cultura na Cesta e RIBE, Rede Internacional de Basquetebol Educativo.

 

Basquete 3x3

 

O basquete 3x3 é uma variante do basquetebol, jogada de três por três. Atualmente tem cerca de 250 milhões de jogadores em todo o mundo, consolidando-se como uma das modalidades esportivas mais populares do planeta. Recentemente foi incluída como novo esporte olímpico, passando a integrar os Jogos a partir de 2020 em Tóquio.