Fundação Municipal de Esportes

21/03/2018 - Esporte
Chico Mendes recebe Estação de Ginástica e Alongamento
E parceria com empresa garante aulas gratuitas de ioga para a população

foto/divulgação: Ge Schneider

CHICO MENDES RECEBE ESTAÇÃO DE GINÁSTICA E ALONGAMENTO

Desde que começaram a ser instaladas em Florianópolis, as Estações de Ginástica e Alongamento conquistaram a população, especialmente, os amantes do esporte e praticantes de atividades físicas. Por toda a cidade serão instalados, ao todo, 45 equipamentos. O próximo local a receber a estrutura é a comunidade Chico Mendes nesta quinta-feira, 22 de março, a partir das 10h.

 

Além da Estação, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Juventude e da Fundação Municipal de Esporte, em parceria com a empresa Mude, responsável pela instalação dos equipamentos, vai promover aulas gratuitas de ioga. A aula inaugural ocorre nesta sexta-feira, às 19h, na Bolsão da Casan, na Beira-mar Norte. No local, as aulas vão acontecer todas as quartas e sextas-feiras, às 19h. E no Parque de Coqueiros aos sábados, às 9h.

 

As Estações de Ginástica e Alongamento já estão disponíveis em locais como Beira-mar Continental, Beira-mar Norte, Saco dos Limões, Joaquina, Canasvieiras, Jurerê, Lagoinha, Santinho, Campeche, Ribeirão da Ilha, entre outros.

 

As Estações de Ginástica e Alongamento tradicionais são compostas por:

 

  • 1 barra fixa
  • 1 barra fixa com pontas anguladas
  • 1 barra fixa paralela de pegada neutra
  • 1 pegada paralela com opções de escolha para diferentes amplitudes de movimentos
  • 1 suporte para vários tipos de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade de membros superiores, inferiores e musculatura da coluna vertebral
  • 1 barra fixa de altura de pegada neutra fechada com formato triangular

 

As Estações adaptadas oferecem um mínimo de quatro posições para pessoas com deficiência, com exercícios de barra para musculatura das costas, paralela para movimentos do peitoral e braços e "bicicleta de mão" para a mobilidade de membros superiores. Todas as áreas de circulação no equipamento possuem largura suficiente para mobilidade dos usuários e ainda guarda-corpo e fitas de segurança para evitar acidentes e garantir a qualidade dos exercícios. Todas as estações apresentam painel de orientação.

 

Nas academias é possível realizar diversos exercícios como flexão de braços e quadril, movimentos para estímulo da região de tríceps e peitoral, abdominal e oblíquo, entre outros.

 

A manutenção, reposição de peças e jardinagem dos locais são de responsabilidade da empresa Mude, selecionada em chamamento público. O termo de cooperação entre empresa e a Prefeitura é de 60 meses, podendo ser renovado por mais 60 meses. Após esse período, os equipamentos tornam-se patrimônio de Florianópolis.