Fundação Municipal de Esportes

01/11/2019 - Cultura
Exposição
Projeto integra a programação da 14ª Bienal Internacional de Curitiba - Polo SC

foto/divulgação: Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman Da Série Memento, 2019 Fotografia

Exposição

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com a 14ª Bienal Internacional de Curitiba - Polo SC,  realizam a exposição  "Projeto Gurbah", de Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman, com curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky.
A abertura será no dia 01 de novembro (sexta-feira), às 19h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, e a visitação vai até 29 de novembro de 2019. Entrada Gratuita. 
Projeto Gurbah é uma mostra-instalação idealizada pela artista brasileira Silvana Macedo em parceria com os refugiados sírios Yara Osman e Adel Alloush, que busca explorar as fronteiras conceituais e sentimentais da questão e da situação da migração.
Gurbahem, em árabe, é um termo complexo de se traduzir para o Português. Segundo Yara e Adel, seu significado seria algo como “saudade de seu local, e profunda falta de algo importante, acompanhado por um doloroso sentimento de estranhamento e desejo por algo familiar essencial ao seu bem-estar”. Projeto Gurbah explora, dessa forma, a ideia da fronteira invisível das culturas em seu encontro, permeando as relações sentimentais, emocionais e físicas dos indivíduos que se lançam na experiência do viver fora do seu local de origem.
Sobre os artistas
Silvana Macêdo, de nacionalidade brasileira (Goiânia, 1966), artista visual que pesquisa o diálogo entre arte, ciência, natureza e tecnologia. Mais recentemente desenvolve pesquisas na área de gênero, feminismos e escrita de si. Professora do Departamento de Artes Visuais e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua na área de multimeios. Doutorado em Artes Visuais, UNN – Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, UK (2003). Vive e trabalha em Florianópolis desde 2004.
Adel Alloush, nacionalidade Síria, residente no Brasil há 3 anos. Graduação em Enfermagem. No Brasil trabalha como músico (percussão árabe), professor de língua árabe e com Gastronomia árabe. Ministra oficinas de cultura e culinária árabe no SESC e SENAC em São Paulo. Colaborador do projeto artístico Gurbah (saudades de casa) que reflete sobre a experiência de refugiados sírios recém-chegados ao Brasil.
Yara Osman, nacionalidade Síria. Graduação em Odontologia. Residente no Brasil há 3 anos, trabalhando como pianista, professora de piano, Gastronomia árabe e palestrante no SESC e SENAC em São Paulo. Colaboradora do projeto Gurbah que reflete sobre a experiência de refugiados sírios no Brasil.
Serviço
O quê: Exposição  "Projeto Gurbah" de  Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman  | Curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky
Quando: Abertura 01 de novembro, às 19h  |  Visitação até 29 de novembro de 2019
Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Praça 15 de Novembro, 180, piso superior, Centro, Florianópolis. Horários:  segunda a sexta, 13h às 19h.
Quanto: Gratuito
Informações: 3333 9743 | galeria.municipal@gmail.com
Agendamento de grupos: formulário disponível em https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8


galeria de imagens