Fundação Municipal de Esportes

19/10/2014 - Esporte
Xadrez: nº 1 do Brasil até 12 anos é de Florianópolis
Atleta faz parte da seleção do Clube de Xadrez e tem apoio da Fundação Municipal de Esportes

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Fernanda começou a jogar há um ano e três meses

A enxadrista número 1 do Brasil na categoria até 12 anos, segundo o ranking internacional da World Chess Federation (Federação Mundial de Xadrez), é de Florianópolis. Fernanda Santoro Boscardin Balbys, estudante do Instituto Estadual de Educação, é a número 75 do mundo. Descoberta há um ano, treina no Clube de Xadrez de Florianópolis, com apoio da Fundação Municipal de Esportes. Detalhe importante: Fernanda começou a jogar xadrez há apenas um ano e três meses.

“Ela absorve bastante os ensinamentos, é assídua, tem o apoio familiar, que é muito importante, tem o talento particular e é muito concentrada”, descreve o historiador Marcelo Pomar, para explicar a escalada rápida da carreira da menina. Ele é técnico do Clube de Xadrez há dez anos e se ocupa pessoalmente do treinamento de Fernanda. Para ela – uma garota miúda, tímida, que praticamente sussurra ao falar e que profissionalmente quer ser ‘desenhista de mangá’ (formato japonês de história em quadrinhos) – “os professores é que são bons”.   

Fernanda foi descoberta no curso de xadrez do Instituto de Educação por outro técnico do clube, Kaiser Mafra, e convidada a aprender e a treinar na própria agremiação, junto às ‘seleções’ que são formadas a partir do circuito escolar. Em 2014, o circuito teve a participação de 380 atletas até 19 anos; destes, 18 fazem parte da seleção especial do Clube de Xadrez de Florianópolis, que vão representar o município nas competições estaduais – por isso, o convênio com a Fundação Municipal de Esportes.

“São atletas da casa”, assegura Pomar, explicando que alguns municípios contratam enxadristas para representá-los. Em 2014, esses ‘atletas da casa’ conseguiram o terceiro lugar nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina e também o terceiro lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O Clube vem formando essas seleções há 21 anos, segundo Marcelo Pomar, e este ano, na categoria até 19 anos, a equipe perdeu apenas uma das sete partidas disputadas.

Vão participar agora, em novembro, dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), mas o técnico ainda não decidiu se Fernanda vai ‘entrar em campo’: como só há limite mínimo de idade – e “o céu é o limite” para o limite máximo, como diz Pomar – é muito provável que a garota tenha de enfrentar enxadristas mais velhas e com muito mais cancha que ela, o que seria contraproducente para sua carreira. De qualquer forma, Fernanda está inscrita e talvez vá apenas para, como o fez nos Joguinhos, ‘conhecer’ o ambiente da disputa.

Marcelo Pomar diz que Santa Catarina tem a segunda melhor estrutura de xadrez do país, perdendo apenas para São Paulo,  e o clube de Florianópolis é um bom exemplo dessa estrutura. “Temos uma das melhores bibliotecas do Estado” sobre o esporte, garante Pomar. Os atletas treinam no próprio clube – que foi fundado em 1963 e tem sede própria no centro da Capital (rua Anita Garibaldi) há 30 anos – ou pela internet, principalmente no site gratuito FICS (Free Internet Chess Server). “A internet é uma ferramenta de que a gente se apropriou há muitos anos”, informa o técnico. “No caso do FICS, as partidas ficam registradas e a gente pode estudar e comentar erros e acertos com os jogadores.”

O Clube de Xadrez de Florianópolis está agora procurando patrocínio para bancar uma equipe no Mundial de Xadrez Escolar, que vai acontecer em Juiz de Fora (MG), em dezembro.


galeria de imagens