Fundação Municipal de Esportes

16/01/2015 - Esporte
Floripa Chess Open é um dos maiores do país
Torneio Floripa Chess Open tem sete líderes e atingiu a marca de maior competição aberta de Xadrez

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Everaldo Matsuura, de Florianópolis, na liderança

Com 278 participantes entre 317 inscritos, o Torneio Floripa Chess Open que está sendo realizado em Florianópolis, no Ginásio Rozendo Lima, atingiu a marca de maior torneio aberto de xadrez do país em número de inscrições, superando o recorde do torneio de Registro (SP), que em 2008 reuniu 268 enxadristas.

As rodadas iniciais não registraram surpresas nas primeiras mesas, com vitória da maioria dos favoritos.

Entre os destaques das primeiras rodadas está o empate entre o jovem enxadrista de Florianópolis Davi Sulzbacher  e o MI Luiz Paulo Supi, mas a protagonista do primeiro dia foi Julia Alboreto que esteve perto de vencer o MF argentino Kevin Paveto, que se salvou com um empate.

Além das batalhas sobre o tabuleiro, jogadores e organização lutam contra o forte calor que castiga Florianópolis e boa parte do Brasil. A temperatura alta forçou a organização a mobilizar uma estrutura de climatização e bar para atender a procura por água e refresco.

Neste momento o Floripa Chess Open tem sete líderes, todos com 4 pontos conquistados e 100% de aproveitamento. Desses dois são paraguaios, um uruguaio e quatro brasileiros.


Destaques 

Um dos destaques na competição é Everaldo Matsuura. Paranaense de nascimento, Matsuura mora em São Paulo, mas representa Florianópolis há muitos anos.

Outro destaque é o paraguaio Axel Bachmann. Sem perder nenhuma partida, está no topo da lista dos competidores. Axel tem 25 anos, começou a jogar xadrez com cinco anos de idade, e conseguiu uma bolsa de estudos na University of Texas, graças ao esporte. Lá, ele se formou em comércio exterior, voltou ao Paraguai e passou a se dedicar inteiramente ao xadrez. "Adoro e venho sempre ao Brasil, mas é a primeira vez que a viagem é a trabalho", disse.

Outros brasileiros com boas perspectivas na competição são Karoliny Taiane Da Cruz, Victor Labussiere e Martim Afonso Palma De Haro.

Karoliny, tricampeã catarinense universitária e vice-campeã brasileira na categoria, aprendeu a jogar aos 14 anos,com o porteiro da escola. Em 2012, com 20 anos, conquistou um título inédito para Florianópolis. Ela e o time, foram campeãs dos jogos abertos - seleção feminina.

Victor, de apenas 10 anos, veio de Goiânia para participar do torneio: "Comecei a jogar com sete anos de idade, e esse torneio é muito importante para mim por ter tantos competidores."

Filho de Martinho de Haro, um dos principais artistas plásticos de Santa Catarina, Martim foi heptacampeão catarinense de xadrez na década de 1970, mas só voltou a competir há pouco tempo, depois de suplantar problemas de saúde.

Confira os Líderes nesta sexta-feira:

Brasil

Everaldo Matsuura, Renato Quintiliano (ambos de Florianópolis), Marco Aurélio Cordeiro (Lages) e Diego Rafael Di Bernardes (Rio de Janeiro)

Paraguai

Axel Barchmann e Ramirez Delgado

Uruguai

Andrés Rodrigues

 

As competições prosseguem até o próximo domingo.


galeria de imagens