Fundação Municipal de Esportes

10/04/2015 - Esporte
Equipe de Florianópolis se prepara para o Parajasc
Serão seis dias de competição, reunindo atletas paraolímpicos na busca da superação

foto/divulgação: Arquivo - FME

PARAJASC 2013

Os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) serão realizados de 25 a 30 de abril em São Miguel do Oeste, com a participação de atletas com deficiência física (DF), visual (DV) e intelectual (DI). Florianópolis estará presente em nove modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, basquete para cadeirantes e bocha. Dessas modalidades o goalball figura entre as menos conhecidas pelo grande público.

O goalball é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos. Há também três reservas. Quando um jogador faz um pênalti, fica um no gol e o adversário arremessa. A sua percepção é pelo tato e audição -as linhas que delimitam a área de jogo são identificadas pelo tato.

A bola possui guizos para o uso da audição e assim eles podem saber em que direção a bola esta indo. É preciso muita concentração, por isso o silêncio da torcida e da equipe é importante.

A modalidade foi inventada em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, que a direcionaram aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão.  As mulheres entraram para a disputa em 1984.

No Brasil, o goalball começou a ser praticado em 1985 e, dez anos depois, a seleção nacional já conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Buenos Aires.

Durante seis dias, a delegação da Fundação Municipal de Esporte/Florianópolis estará em São Miguel do Oeste e deverá reunir entre dirigente e atletas 110 pessoas, todos envolvidos na competição que busca superar limites.