Fundação Municipal de Esportes

11/04/2015 - Comunicação
Prefeitura no Bairro vai ao Santa Mônica
Instituto de Identificação presta atendimento na 47ª edição do projeto

foto/divulgação: Mauro Vaz

Equipe do Instituto de Identificação no Bairro Santa Mônica

 

A 47ª edição do projeto Prefeitura no Bairro, realizada neste sábado no Bairro Santa Mônica, contou com duas novidades: a presença de representantes do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Cidadão, e de um barco de remo profissional, levado pela Fundação Municipal de Esportes.

O diretor de Identificação do Instituto, Paulo Henrique dos Santos, que comandou uma equipe de três pessoas, explicou que o objetivo é esclarecer dúvidas da população e encaminhar atendimentos de serviços do órgão, como a expedição de carteira de identidade, por exemplo.

“Aqui fazemos o atendimento inicial e marcamos a data e a hora para que a pessoa vá até o Instituto de Identificação fazer o documento”, afirmou a gerente do II, Sandra Munoz. “Com o pré-atendimento a pessoa evita de ficar em filas”, completou. O prefeito Cesar Souza Junior agradeceu a presença dos profissionais do II e ressaltou a importância da parceria com o projeto Prefeitura no Bairro. “É mais um serviço relevante levado aos moradores”, destacou.

  • Esporte no Prefeitura no Bairro

A presença de um barco de remo profissional no terreno da Associação Comunitária do Jardim Santa Mônica (Acojar) chamou a atenção de quem foi ao Prefeitura no Bairro. A iniciativa da Fundação Municipal de Esportes por objetivo estimular a prática esportiva e também buscar novos talentos nas comunidades, esclareceu o superintendente adjunto ténico da Fundação, George Neis.

A estudante Liz Colares, de 11 anos, que foi ao Prefeitura no Bairro com a mãe, foi convidada a experimentar o equipamento que simlua o remo. “Vimos que ela tem o biotipo de uma remadora e a convidamos a experimentar. A Liz gostou muito e foi convidada a participar de uma aula de remo no mar”, destacou Georges. “A partir de agora, em cada edição do Prefeitura no Bairro a Fundação vai levar uma modalidade esportiva diferente”, revelou o superintendente adjunto.

A mãe de Liz, Ana Paula Balthazar dos Santos, foi ao Prefeitura no Bairro conversar com o prefeito Cesar Souza Junior. A sua principal reivindicação foi a reorganização dos espaços das calçadas e a limpeza das valas da comunidade.  Assistente social, ela elogiou a iniciativa da prefeitura em levar toda a administração para os bairros.

“Esse projeto é muito importante até para a gente ensinar cidadania para as crianças”, salientou Ana Paula.

 

  • Histórico

Em 2014, ele percorreu as comunidades Vila São João e conjunto habitacional Panorama (de 42 blocos de apartamentos), Jurerê, Abraão, Ratones, Armação, do Sapé, Pântano do Sul, Jardim Atlântico, Ribeirão da Ilha, Vargem Grande, Mocotó, Jagatá e Queimada, e Santa Vitória.

Já no primeiro ano da gestão e do projeto, em 2013, o Prefeitura no Bairro esteve presente em Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde e Santo Antônio de Lisboa.

  • Providências

Uma série de outras providências costumam ser tomadas pela população das comunidades visitadas durante a realização do Prefeitura no Bairro - graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outros.

Como, por exemplo, efetuar matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ainda durante o evento, representação do PROCON recebe reclamações relacionadas ao direito do consumidor, e o Pró-Cidadão, presta informações e resolve questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, assim como atualiza endereços e efetua recadastramento.

Além disso, a OAB Cidadã está presente para orientações jurídicas; o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), para sanar dúvidas sobre projetos de engenharia, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas. 



galeria de imagens