Fundação Municipal de Esportes

18/05/2015 - Esporte
Florianopolitano vai disputar mundial de xadrez
Enxadrista de Florianópolis garante vaga no Mundial, na Grécia, e no Pan-Americano, na Colômbia

foto/divulgação: Divulgação

Davi Sulzbacher-Campeão Brasileiro de Xadrez Sub 16

O florianopolitano Davi Sulzbacher Gonçalves, de 15 anos, foi o campeão na categoria sub-16 do Festival Nacional da Juventude de Xadrez, certame válido pelo Campeonato Brasileiro de Xadrez, e vai disputar o Pan-Americano - na Colômbia, no mês que vem - e o Mundial na Grécia, em outubro. Davi, que mora em Coqueiros, treina pelo Clube de Xadrez de Florianópolis, que mantém convênio com a Fundação Municipal de Esportes.


Outro florianopolitano, Christopher de Carvalho, de 18 anos, que também mora em Coqueiros, conquistou o vice-campeonato na categoria sub-18 e também poderá representar o Brasil no Pan e no Mundial, caso o campeão, que é de São Paulo, não queira ir. A última vez que Florianópolis conquistou o campeonato brasileiro de xadrez foi em 2000, na categoria sub-18, com o enxadrista Kaiser Luiz Mafra, que hoje é treinador do Clube de Xadrez de Florianópolis.


E a última vez que Santa Catarina sediou o campeonato brasileiro foi em 2004. Desta vez, o torneio foi disputado em Lages, durante quatro dias - de 14 a 17 de maio. A competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) aconteceu no ginásio Jones Minosso, reunindo 194 jogadores de nove Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


A competição foi uma realização do Lages Xadrez Clube e Fundação Municipal de Esportes (FME), com patrocínio de empresas e apoio de órgãos públicos e instituições. Cada enxadrista disputou seis partidas de quatro horas cada. 

Davi Sulzbacher Gonçalves é estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Catarinense. Pertence à seleção catarinense de xadrez e já foi medalhista nos JASC E OLESC. Christopher de Carvalho está se preparando para o vestibular de medicina,  já foi campeão dos JESC e pertence à seleção de Florianópolis.

Segundo o coordenador e treinador dos atletas, Marcelo Pomar, agora a luta é junto à iniciativa privada, visando a captar recursos para melhorar as condições da equipe no projeto Campeonato Mundial e Pan-Americano. Além de Pomar, trabalham no treinamento dos enxadristas César Umetsubo, Kaiser Luiz Mafra e Daniel Brandão.


galeria de imagens