Fundação Municipal de Esportes

08/06/2017 - Esporte
Prefeitura presta homenagem ao primeiro Roland Garros de Guga

foto/divulgação: Leonardo Sousa

Prefeitura presta homenagem ao primeiro Roland Garros de Guga

Há exatamente 20 anos um manezinho de sorriso largo e cabelos encaracolados vencia um dos torneios mais importantes do tênis mundial, Roland Garros, em Paris. Natural de Florianópolis, esta Ilha ao Sul do Brasil, o jovem surpreendeu não apenas pelo talento mostrado no saibro, mas também pela simpatia e espontaneidade e, assim, conquistou muito mais que o troféu, conquistou o orgulho de um país inteiro e o carinho do mundo todo.

 

A vitória em Roland Garros consagrou ainda mais o garoto que batalhava muito, sonhou alto e conquistou tudo. Mas, vencer aquela partida não colocou apenas o nome dele, Gustavo Kuerten, carinhosamente apelidado de Guga, no cenário mundial. Ele, de certa forma, deu visibilidade aos manezinhos, trouxe ainda mais autenticidade a este jeito de ser tão singular e genuíno, levou o mundo a se encantar por um povo que tem orgulho de ser quem é. Gustavo Kuerten mostrou isso da maneira mais manezês possível, tornando-se o manezinho da ilha mais famoso e querido do planeta.

 

Outras conquistas vieram depois. Mais duas em Roland Garros, por exemplo. Ao longo dos anos as medalhas e troféus só aumentaram, assim como a admiração e carinho de todos os brasileiros por Guga. Hoje mesmo longe das quadras e torneios, ele ainda é ídolo, segue como o eterno tenista do Brasil, como figura querida e reconhecida por onde passa.

 

Tanto que neste 08 de junho de 2017, data que completa exatamente 20 anos da tão surpreendente e inédita conquista em Roland Garros, Guga segue sendo reverenciado, recebe homenagens, ainda como forma de agradecimento por uma vitória que não era esperada, afinal o Brasil não tinha tradição no tênis, mas que foi comemorada por todos e ainda permanece na memória de muitos. Parece que foi ontem que vimos o nosso manezinho da Ilha despertar para o mundo e hoje nada mais justo que celebrar esta data que fez de um garoto irreverente de 20 anos de idade um dos maiores ídolos do país.

 

Por isso, neste dia de boas lembranças, a Prefeitura Municipal de Florianópolis reconhece e agradece não apenas o primeiro lugar na França, mas todas as ações dentro e fora das quadras realizadas por Gustavo Kuerten.

 

Para um campeão do tênis e da vida, a homenagem do Município, como não poderia deixar de ser, vem por meio de um “OBRIGADO, GUGA”, escrito em uma bandeira que carrega as mesmas cores e estampas daquele dia e que tremula na entrada da cidade. É Florianópolis agradecendo a conquista de um dos seus mais queridos filhos que há 20 anos de uma forma ou de outra vem fazendo desta cidade um lugar melhor para viver.