FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

27/07/2022 - Meio Ambiente
Oficina de compostagem antecipa relançamento do Cultiva Floripa
Capacitação gratuita tem 30 vagas para manhã de 5 de agosto

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Oficinas com Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina e com grupos de amizade da terceira idades dos centros de saúde da Agronômica e Trindade

 

 A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma), informa que estão abertas inscrições para oficina de compostagem que ocorre em 5 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h, no Jardim Botânico de Florianópolis. A capacitação para reaproveitamento dos resíduos orgânicos será facilitada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Carioni, com suporte dos educadores ambientais Roberto Carlos Amaro Filho e Ricardo da Conceição.
Há limite de 30 vagas para a oficina, explica a engenheira agrônoma da Smma Gabriela Tasso Pinheiro Machado, mas a cada mês novas turmas serão abertas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo cultivafloripa@pmf.sc.gov.br e no local.
 
Esta semana, foi desenvolvida no Jardim Botânico oficina de compostagem e horticultura para a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. “É o Cultiva Floripa voltando com tudo”, aposta Gabriela. 
 
Relançamento do Cultiva Floripa
 
Durante a pandemia a Prefeitura de Florianópolis deixou de fazer o atendimento das hortas comunitárias pela restrição de pessoal, desmobilização das unidades escolares e alterações nas unidades de saúde. Agora, a prefeitura está retomando o programa Cultiva Floripa, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para atendimento das unidades escolares e de saúde.
 
São cerca de 150 hortas da rede municipal de ensino e saúde que recebem manutenção ou insumos como composto orgânico e cepilho provenientes do pátio de compostagem do Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi.
 
Entre agosto e setembro, deverá ser relançado oficialmente o programa Cultiva Floripa com novo modelo de gestão e de operação. Está em licitação contrato das Escolas Lixo Zero, com criação de infraestrutura na Secretaria de Educação e suporte da Smma, para implantação e manutenção de hortas escolares e no entorno das unidades educacionais. Serão 30 serventes, cinco técnicos agrícolas e um engenheiro agrônomo para potencializar a prestação de serviço do Cultiva Floripa.
 
“O Cultiva Floripa vai muito além de fazer hortas, ele é um programa de agricultura urbana orgânica e agroecológica, voltado para o consumo consciente, a valorização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem e um convívio social que estimule a saúde, a inclusão e o bem estar”, acrescenta Gabriela Tasso.
 
CULTIVA FLORIPA programa para o desenvolvimento da agricultura urbana em Florianópolis, com objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional, a saúde e o bem-estar, estimular a compostagem, valorizar práticas sustentáveis e a recuperação de espaços livres de uso público.


arquivos para download

galeria de imagens