FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

28/12/2022 - Saneamento
Coleta seletiva tem aumento de mais de 60% nas toneladas recolhidas
Com o início da Operação Verão, quantidade de recicláveis recolhidos pode aumentar ainda mais

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

Principais balneários estão tendo seis coletas convencionais e três coletas seletivas por semana

As operações de coleta seletiva realizadas pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apresentaram aumento de mais de 60% nas toneladas de resíduos recicláveis no mês de novembro em alguns locais do Município. Regiões como Morro das Pedras e Areias do Campeche apresentaram o triplo de toneladas de recicláveis coletados, um aumento de 59%. A ação, que começou em maio deste ano em alguns locais, será somada à Operação Verão, incluindo maior frequência de recolhimento em outros bairros de Florianópolis.
As operações que iniciaram em maio, aumentaram a frequência de recolhimento de algumas regiões de Florianópolis, as quais foram: Trindade, Pantanal, UFSC, Carvoeira e Saco dos Limões, Capoeiras, Abrãao, Estreito, Balneário do Estreito, Rio Tavares e Lagoinha Pequena, Campeche Central, SC-405, Morro das Pedras, Armação e Areias do Campeche.
As regiões que apresentaram o maior aumento em toneladas de resíduos recicláveis recolhidos foram Rio Tavares e Lagoinha Pequena, que saltou de 9.840 toneladas em maio, para 16.010 toneladas em novembro, mostrando uma diferença de 62%. O bairro Estreito também apresentou grande diferença, somente a área comercial passou de 8.890 para 15.070 toneladas de recicláveis recolhidos.
“O aumento da frequência no recolhimento de recicláveis que estamos realizando nessas regiões está dando ótimos resultados. Com a expansão da ação para outros bairros durante o mês de dezembro e todo o verão, a expectativa é que mais locais tenham o triplo de toneladas de recicláveis recolhidos. São resíduos que poderiam parar em aterros mas que estão tendo o destino correto. A população está colaborando e precisamos continuar com o trabalho, principalmente agora que o pico da temporada se aproxima”, ressalta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.
Operação Verão
Para atender as metas Lixo Zero e garantir que os recicláveis sejam separados para a coleta seletiva, pela primeira vez, os principais balneários estão tendo seis coletas convencionais e três coletas seletivas por semana. A Operação Verão da SMMA teve início dia 12 de dezembro, e se estenderá até depois do Carnaval. 
A coleta seletiva de recicláveis mistos (metal, plástico, papel/papelão) passará de uma para três vezes por semana em nove balneários do norte da Ilha de Santa Catarina. Nestes bairros, também será mantida a seletiva flex só de vidro uma vez por semana. Com isso, será possível aumentar em pelo menos 50% a produção da seletiva, no período em que a população triplica e a geração de resíduos cresce proporcionalmente.
 
A ampliação da seletiva atenderá Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava e Canasvieiras aos domingos, terças e quintas, a partir das 19h. Jurerê Tradicional, Jurerê In, Canajurê e Ingleses Norte (Balneário Gaivotas, Centrinho e SC-403) às segundas, quartas e sextas, também a partir das 19h. Nos balneários do Sul a coleta seletiva se mantém duas vezes por semana.
Para saber mais sobre os horários e roteiros da coleta seletiva e convencional durante a Operação Verão, acesse: bit.ly/coletaverão