FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

14/10/2016 - Social
Pescadores dos Ingleses discutem novos ranchos
Cerca de 30 profissionais dos Ingleses participaram de audiência no MPF

foto/divulgação: Divulgação Floram

Autoridades do Poder Público Municipal e do Ministério Público Federal ouvem pescadores da localidade dos Ingleses.

Cerca de 30 profissionais ligados à Associação dos Pescadores dos Ingleses (ACACI) participaram na tarde desta quinta-feira (13) de uma audiência pública na sede do Ministério Público Federal, onde puderam manifestar-se sobre a área em que poderão construir seus ranchos de pesca. Participaram da audiência representantes da  Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura.

 

“Ficou definido que haverá nova vistoria no local para aferir se os ranchos grandes (8x10) poderão permanecer no local (solicitação dos pescadores). Os ranchos de tamanho menor (4X8 e 4x10) deverão ser instalados a uma distância de 500 metros à direita do Canto Sul dos Ingleses”, confirmou a assessora jurídica Martina S. Thiago.

 

Os pescadores pediram que os ranchos grandes não fossem atingidos pelo projeto do IPUF que segue o cumprimento de uma decisão da Justiça Federal. De  acordo com o presidente da Associação dos Pescadores dos Ingleses (ACACI), Rodrigo Amilton, se a decisão da Justiça for cumprida na íntegra, o comércio do pescado será prejudicado no local, devido às toneladas de peixes que levariam horas para ser transportadas dos barcos grandes para os novos ranchos no Canto Sul.

 

“Viemos em peso para nos manifestarmos de forma contrária a realocação dos ranchos grandes. Para os pequenos, somos favoráveis à mudança. Prevaleceu o bom senso e as autoridades do poder público municipal e do Ministério Público Federal acordaram que uma nova visita será feita ao local, com todos os envolvidos, dada a complexidade do caso.”

 

A data dessa visita será definida de comum acordo nos próximos dias. Na vistoria, técnicos da Floram emitirão parecer da viabilidade ou não. Em caso positivo, os ranchos grandes serão desmanchados e construídos no padrão oficial estabelecido pelo IPUF. A medida de um padrão só para todos os ranchos servirá para que seja facilitada a fiscalização no local.