FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

30/11/2016 - Meio Ambiente
Parque Natural Municipal do Morro da Cruz
Um bom lugar para olhar a cidade e ter contato com a fauna e flora

foto/divulgação: Divulgação

O contato com a natureza é um dos inúmeros atrativos do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz.

O Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, localizado no Maciço do Morro da Cruz, é importante patrimônio natural da Ilha de Santa Catarina, uma vez que preserva significativo remanescente florestal da Mata Atlântica, conhecida pela sua grande biodiversidade. De seus mirantes é possível obter uma vista privilegiada das Baías Norte e Sul, centro da cidade e parte continental. Para os amantes de um belo pôr do sol, o parque é parada obrigatória!

 

Segundo o diretor superintendente da Floram, Volnei Carlin, que “em agosto de 2013, o parque foi adequado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/2000 - SNUC) e categorizado como Parque Natural Municipal, o que lhe ​​possibilitou acessar incentivos federais e captar recursos”.

 

O Plano de Manejo, já em implementação, prevê diversos programas, como: o Programa de Comunicação e Educação Ambiental; Programa de Segurança e Fiscalização Ambiental; Programa de Incentivo à Visitação e Uso Público, dentre outros.

 

De acordo com engenheiro ambiental, Gilberto Napoleão,  “na fauna do parque é possível encontrar Cutia, Gamba, Lagarto, Saracura, Gralha Azul, Pica-Pau, dentre outros. E no que se refere a flora, a existência de nativas da Mata Atlântica, como, por exemplo, a Palmeira Juçara, Canela Sassafrás, Guarapuvu, Embaúba, Camboatá, e frutíferas também nativas, como a Pitangueira, Jabuticabeira, Grumixama, Araçá, Jerivá, dentre outras”.

 

No parque existe serviço gratuito de educação ambiental, para grupos e escolas, deve ser agendado previamente.

 

 

Informações relevantes:

 

* Ano de criação: Novembro de 2013

* Acesso: Gratuito

* Área: 1.305.476,74 m²

* Localização: Avenida do Antão – S/N e General Vieira da Rosa S/N. Morro da Cruz.

 * Equipamentos: sanitários e vestiários, duas quadras poliesportivas, auditório, wi-fi, brinquedos e aparelhos para ginástica, além de lago, trilhas e mirantes.

* Horário de funcionamento: das 08h às 19h.

* Atrações: recreação, lazer em meio à natureza, trilhas ecológicas, observação de aves, beleza cênica e paisagem privilegiada.

* Como chegar:  Ônibus - Terminal Ticen – linha Morro da Cruz.  Carro – Avenida do Antão, Morro da Cruz.

* Contato: (48) 3228-6658

*Estacionamento:  50 vagas"


galeria de imagens