FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

Programas e Projetos

PROGRAMAS

 

PRATI - Roteiros do Ambiente – Trilhas Interpretativas

O DEPUC vem mantendo as trilhas implantadas no Parque Municipal da Lagoa do Peri, que são utilizadas por moradores do entorno, turistas, visitantes escolares e outros. O trabalho se refere basicamente à manutenção das trilhas e sinalização.

Da mesma forma desenvolve projetos específicos para outras UC municipais e participa da implantação de trilhas em outras áreas de preservação.

PRADUC - Reabilitação de Áreas Degradadas em Unidades de Conservação

Neste programa estão inseridos diversos projetos de recomposição da cobertura vegetal e reabilitação ambiental em áreas degradadas e matas ciliares inseridas em unidades de conservação, bem como em áreas onde houve a demolição de edificações, sendo que a recuperação é uma exigência para a conclusão de processos judiciais.

Também faz parte deste Programa o plantio de mudas nativas em substituição a plantas exóticas invasoras, introduzidas nas Unidades de Conservação e seu entorno, cuja retirada está sendo incentivada pelo Departamento.

Para a execução destes projetos, são utilizadas principalmente mudas produzidas no “Viveiro de Mudas de Plantas Nativas da Mata Atlântica” do Parque Municipal da Lagoa do Peri e, secundariamente, mudas doadas ao DEPUC ou à FLORAM por compensação de dano ambiental e/ou de projetos de captura de gás carbônico da atmosfera, feitos por iniciativa privada.

Ainda dentro do PRADUC são realizados mutirões para o corte de pinus e eucaliptos nas dunas do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição.

Lagoas do Campeche – Revitalização da Lagoa da Chica e Lagoa Pequena

A implantação das áreas tombadas da Lagoa da Chica e Lagoa Pequena é uma importante demanda que recai sobre as atribuições do DEPUC, tanto por parte de associações de moradores, Câmara Municipal e Ministérios Públicos – Federal e Estadual.


Educação Ambiental nas UC Municipais

O programa de “Educação ambiental” tem o sentido de aprimorar a recepção, atendimento e informação aos visitantes. Nisto prevê-se a elaboração de material educativo (folders e cartilhas), utilização de material audiovisual adequado para uso no auditório (Parque da Lagoa do Peri), bem como uma programação visual para o interior da sede do Parque da Lagoa do Peri, onde são expostos “banners” com material fotográfico, cartográfico e textos informativos sobre todas as UC do Município, relativamente à localização, características físicas, bióticas e socioculturais da área e seu entorno.

Da mesma forma, o DEPUC tem proferido palestras e participado de workshops, quando convidado, em cursos especiais de formação e aperfeiçoamento profissional de professores, alunos de cursos técnicos e outros.

PROJETOS


Limpeza e desassoreamento em trecho do Rio do Sertão – Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi

Projeto elaborado e executado com a supervisão do DEPUC em 2008, atualmente em fase de monitoramento.


Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal do Maciço da Costeira

Em agosto/2010 o DEPUC elaborou o “Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal do Maciço da Costeira”, que tem por objetivo a adequação desta UC ao SNUC, bem como sua efetiva implantação.
 

Estudos, levantamentos e demarcações visando o enquadramento do Parque Municipal da Lagoa do Peri ao SNUC

Em setembro/2010 o DEPUC elaborou Termo de Referência para a contratação de serviços para a realização dos estudos, visando basicamente o levantamento da situação fundiária do Parque Municipal da Lagoa do Peri dentro do “Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental” referente ao licenciamento de obra da Eletrosul no entorno do Parque.

Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi

Em junho/2011 o DEPUC finalizou a elaboração do “Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi”, que tem por objetivo a adequação desta UC ao SNUC, bem como sua efetiva implantação com a aquisição de bens e equipamentos, bem como a instalação de infraestrutura de trabalho para a administração e operacionalização do Parque.

Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição

Em setembro/2011 o DEPUC finalizou a elaboração do “Plano de Execução de Recursos de Compensação Ambiental – Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição”, que tem por objetivo a aplicação do recurso de compensação ambiental visando basicamente a demarcação dos limites desta unidade de conservação.

O DEPUC concluiu estudo para a definição dos limites georeferenciados do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, aguardando sua aprovação pela FLORAM para proceder à demarcação.

Outros projetos

Além dos projetos citados, há uma série de outros projetos em desenvolvimento e/ou em vias de execução, propostos por entidades de ensino/pesquisa (UFSC, UNISUL). Entre estes destacamos projetos em andamento no Parque da Lagoa do Peri, ligados à qualidade e dinâmica das águas da lagoa, ictiofauna (peixes) de água doce, interação entre plantas e animais (dispersão de sementes do gerivá – Syagrus romanzofiana), ecologia de insetos na mata pluvial de encosta (floresta ombrófila densa), além de pesquisas relacionadas à agricultura tradicional na comunidade do Sertão do Peri.

Também estão em desenvolvimento pesquisas acadêmicas no Parque Municipal Urbano do Morro da Cruz e no Parque Municipal do Maciço da Costeira.

Destaca-se que todas estas pesquisas acadêmicas são de importância fundamental para a elaboração do futuro plano de manejo para estas unidades de conservação.