FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

REVIS Meiembipe

O Município de Florianópolis está a caminho de criar a maior Unidade de Conservação (UC) na capital. A área, alocada no complexo de maciços da porção centro-norte da Ilha de Santa Catarina, denominada Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe (REVIS Meiembipe) possui alta vulnerabilidade a problemas ambientais decorrentes de desmatamento, como deslizamentos de encostas, perda de mananciais hídricos e assoreamento de corpos d´água propensos à inundações nas áreas mais baixas. A UC proposta terá como objetivo minimizar ou impedir que estes problemas se propaguem, além de proteger uma rica biodiversidade remanescente que existe no local.

O novo REVIS Meiembipe vai incorporar uma área de 56 km² no Norte da Ilha em Áreas de Preservação Permanente. Essa será a maior Unidade de Conservação de Florianópolis, com área essa que representa cerca de 12% do território municipal. Ao seu entorno ficarão os bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Todos os procedimentos estão sendo realizados conforme a legislação, com os devidos estudos técnicos dando base para a definição de limites da área e para a escolha de categoria de manejo mais adequada. Também como indica a legislação, o nome Meiembipe tem o objetivo de valorizar os ancestrais com esse nome histórico dado à Ilha de Santa Catarina pelos índios que aqui viveram, e que remete à cadeia de montanhas ao longo do mar.

Abaixo, você confere o relatório técnico, desenvolvido pela Floram, com estudos preliminares para a criação do REVIS Meiembipe:

arquivos para download