FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

Visitas nas Unidades de Conservação

Visitas às Unidades de Conservação municipais: 

 

Com exceção das áreas restritas pela gestão e das propriedades particulares (nas Unidades de Conservação onde a categoria de manejo permite a manutenção de áreas privadas), as Unidades de Conservação (UCs) municipais de Florianópolis são abertas ao público para visitação, o que proporcionada aos usuários, residentes e turistas, a recreação em contato com a natureza, o turismo ecológico, a contemplação das paisagens naturais e a conscientização ambiental.  

 

Por se tratarem de ambientes sensíveis e de grande relevância ecossistêmica, a visitação das UCs necessita de cuidados especiais, por este motivo não é permitida a condução de animais domésticos, a extração de indivíduos da fauna e da flora nativas e a realização de fogueiras e acampamentos no interior das Unidades de Conservação municipais de Florianópolis. Para mais informações, acesse a legislação específica de cada UC ou entre em contato com o DEPUC/Floram por meio do telefone (48) 3237-5660 ou por email: fdepuc.floram@gmail.com

 

Visitas monitoradas 

 

No processo de gestão ambiental de uma UC e de seu entorno, dependemos da conscientização das pessoas acerca da importância da conservação ambiental para garantia do equilíbrio ecossistêmico, da qualidade ambiental e do bem-estar social. Orientado por essa premissa, o DEPUC estimula a visitação das UCs municipais e realiza atividades de conscientização e educação ambiental, atendendo unidades educativas em todos os níveis de ensino formal ou informal, além de grupos da sociedade civil. Atendemos durante o ano todo, nas sedes do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (MONA Peri) e do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz (PANAMC) e, de acordo com a demanda, na Base de Educação Ambiental da Lagoa Pequena (Parque Natural Municipal da Lagoa da Conceição – PNMLDC) e também no Parque Ecológico do Córrego Grande (PECG). 

 

Para isso é necessário realizar o agendamento prévio através do telefone (48) 3237-5660 ou diretamente do email: fdepuc.floram@gmail.com.  

 

Condutores Ambientais 

 

Os Condutores Ambientais necessitam ser cadastrados junto à FLORAM para o exercício da atividade nas Unidades de Conservação municipais, conforme previsto na Instrução Normativa Nº 001/2010 – Floram, disponibilizada no link abaixo. Desta forma, o condutor deve preencher a ficha de cadastramento e, junto com os documentos solicitados e protocolar na Floram. 

- Lista de Condutores Ambientais cadastrados 

 

Uso de Alojamento 

 

A solicitação para uso do alojamento da sede do DEPUC FLORAM, no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, exclusivo para alunos, professores e pesquisadores que estejam realizando pesquisas e atividades em UCs ou ligadas à conservação ambiental, deve ser feita por meio de requerimento e ser encaminhada diretamente ao DEPUC por email:  fdepuc.floram@gmail.com. Acesse o termo de requerimento no link abaixo: