FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

Viveiro de Mudas

O “Viveiro de Mudas de Plantas Nativas da Mata Atlântica” implantado junto à sede do Parque Municipal da Lagoa do Peri, iniciou a produção de mudas em 2007 e teve suas instalações concluídas em 2010. O Viveiro vem se tornando um importante componente para a execução de PRAD, não somente nas UC municipais, mas em outras áreas onde há necessidade de se executar este tipo de projeto, já que disponibiliza as mudas de plantas nativas necessárias para a recomposição da cobertura vegetal.

Até o final do ano de 2011 haviam sido produzidas 34.430 mudas, com o plantio de 12.168. Os plantios se referem à execução de projetos vinculados ao “Programa de Reabilitação de Áreas Degradadas em Unidades de Conservação - PRADUC” e, em menor escala, a doações feitas a particulares ou instituições de ensino.

A produção de mudas no viveiro é apenas de plantas nativas da Mata Atlântica da região centro-leste do Estado de Santa Catarina, incluindo espécies típicas de encostas (floresta ombrófila densa) ou de planícies quaternárias (vegetação de restinga). As atividades envolvem desde a coleta e tratamento das sementes (despolpamento, escarificação, etc.), a semeadura e a repicagem para os recipientes de desenvolvimento nos canteiros.

Tanto nas sementeiras quanto nos canteiros são realizados serviços de manutenção como a limpeza (retirada de ervas daninhas) e tratamentos fitossanitários (combate a fungos, formigas e insetos herbívoros), conduzidos por profissionais habilitados.

Os plantios para a execução dos PRAD são efetuados pela equipe de operacionais do DEPUC.