FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

29/10/2019 - Meio Ambiente
Vinte câmeras de monitoramento de fauna estão sendo instaladas em áreas naturais de Florianópolis
Projeto Fauna Floripa desenvolvido pelo UFSC conta com a parceria da Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: FLORAM

Câmeras de monitoramento de fauna instaladas em áreas naturais de Florianópolis

Iniciado neste mês, o Projeto Fauna Floripa pretende realizar a instalação de vinte câmeras de monitoramento de fauna até o final de novembro, em diversas áreas naturais da capital indicadas por pesquisa realizada pelo Programa de Pós Graduação de Geografia, que estuda os fragmentos de mata primária remanescentes, coordenados pelo Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC e FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente) por meio do Departamento de Unidades de Conservação. A iniciativa faz parte do Programa Parques & Fauna, e conta com o apoio do Observatório de Áreas Protegidas, ambos da UFSC.

O projeto visa realizar um levantamento sobre aves e mamíferos, avaliando o potencial de reintrodução de espécies consideradas extintas ou sem registros locais recentes, sendo a primeira pesquisa deste porte realizada na Ilha de Santa Catarina. As instalações começaram no sul da Ilha e durante o mês de novembro novas câmeras serão colocadas na parte central da cidade e também ao norte.

As armadilhas fotográficas ficarão durante um ano monitorando as áreas naturais, com coletas mensais das imagens. Após este período, elas poderão ser repostas em outros locais, com o intuito de obter novos dados destas áreas protegidas, importantes para futuramente novas Unidades de Conservação serem subsidiadas. O projeto é coordenado pelo Dr. Maurício E. Graipel, servidor do Departamento de Ecologia e Zoologia, e pelo Dr. José Salatiel Pires, coordenador e professor do Departamento de Ecologia e Zoologia.


galeria de imagens