FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

12/11/2019 - Meio Ambiente
Ave da espécie Araponga é solta no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri
Animal encontrado com penas danificadas passou dois meses em viveiro do Instituto Espaço Silvestre

foto/divulgação: Instituto Vida Silvestre

Ave da espécie Araponga é solta no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

Na manhã desta terça-feira (12), a equipe do Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), em parceria com o IMA (Instituto do Meio Ambiente), realizou a soltura de uma ave da espécie Araponga, na mata do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no sul da Ilha de Santa Catarina.  

 

O animal passou dois meses em recuperação no viveiro do Instituto Espaço Silvestre, após ser apreendida com danificações em suas penas. No local, sempre demonstrou habilidades de voo, o que facilitará no processo de reintrodução do pássaro na natureza, não tendo dificuldades em se locomover e encontrar alimentos.

A Araponga a princípio foi posta em uma árvore, acompanhada pela equipe responsável pela soltura até realizar o primeiro voo e desaparecer na mata. A parceria visa melhorar o bem-estar dos animais silvestres, contribuindo cada vez mais para novas reintroduções, desde que haja um acompanhamento prévio e que o animal esteja em condições reais de voltar para a natureza.  

Existente no Brasil e em outros países da América do Sul, a Araponga é conhecida pelo seu grito alto e estridente. O macho possui penas brancas enquanto a fêmea tem uma coloração mais esverdeada. Seu comportamento é bastante social e podem passar muitos anos habitando uma mesma área. É comumente vista em matas primárias, florestas preservadas, capoeiras com fruteiras, matas litorâneas e na Mata Atlântica.


galeria de imagens