FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

02/03/2020 - Meio Ambiente
Maior Unidade de Conservação da Capital será criada no Norte da Ilha
”Florestaço” vai delimitar área com 56km² e envolverá região em torno de bairros do Leste e Norte da Ilha de Santa Catarina. Área não incluirá nenhuma construção consolidada.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura realiza consultas públicas para criar nova Unidade de Conservação no Norte da Ilha

A partir desta segunda-feira (2), começam a ser promovidos uma série de consultas públicas pela capital para envolver a participação da população na criação da Unidade de Conservação do Refúgio da Vida Silvestre Municipal (REVIS) Meiembipe, no Norte da Ilha. Essas consultas públicas serão realizadas pela Prefeitura de Florianópolis, através do Departamento de Unidades de Conservação (Depuc) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).

Encontros

Ao todo, serão seis encontros. O primeiro nesta segunda, às 19h, na Escola Básica Municipal Luiz Cândido Luz, na Vargem Grande, e tem a intenção de abranger as comunidades da Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus e Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha. Os encontros são abertos à população, e a participação da sociedade é fundamental como uma forma de transparência e de ouvir opiniões e informações por parte dos moradores.

O novo REVIS Meiembipe vai incorporar uma área de 56 km² no Norte da Ilha em Áreas de Preservação Permanente. Essa será a maior Unidade de Conservação de Florianópolis, com área essa que representa cerca de 12% do território municipal. Nenhuma construção consolidada estará dentro da nova unidade, ou seja, não haverá a necessidade de realizar regularizações fundiárias ou desapropriações.

 

Ao seu entorno ficarão os bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Em Florianópolis, a maioria das UCs Municipais estão concentradas na região Centro e Sul da cidade. O Norte da Ilha, mais urbanizado, carece de maior proteção. Chefe do Departamento de Unidades de Conservação de Florianópolis, Mauro Manoel da Costa ressalta os benefícios dessa ação para o município e seus moradores:

— Com o novo Revis Meiembipe a gente procura garantir a manutenção das nascentes de nossas bacias hídricas, o equilíbrio climático, e também proteger as pessoas contra desabamentos de encostas e enchentes, como temos visto em outras cidades brasileiras. E a participação da população é fundamental nesse processo, por isso a realização das consultas públicas.

Além desses benefícios, Mauro diz que com essa ação, batizada de Florestaço, a conservação da nossa paisagem natural permite que Florianópolis conserve um de seus principais pilares econômicos - o turismo. “A Prefeitura pretende garantir a qualidade de vida de seus habitantes hoje e no futuro, assim como manter nossa cidade como um destino qualificado para todos”, diz.

Todos os procedimentos estão sendo realizados conforme a legislação, com os devidos estudos técnicos dando base para a definição de limites da área e para a escolha de categoria de manejo mais adequada. Também como indica a legislação, o nome Meiembipe tem o objetivo de valorizar os ancestrais com esse nome histórico dado à Ilha de Santa Catarina pelos índios que aqui viveram, e que remete à cadeia de montanhas ao longo do mar.  

O que é um REVIS?

Um Refúgio da Vida Silvestre Municipal (REVIS) é uma das cinco diferentes categorias de Unidade de Conservação do Grupo de Proteção Integral, e tem como objetivo a garantia da conservação do nosso patrimônio natural em equilíbrio com o processo de urbanização da cidade.

Confira a data e o local de todas as Consultas Públicas:

2 de março - 19h: EBM Luiz Cândido Luz (Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus e Cachoeira do Bom Jesus)
3 de março - 19h: EB Osvaldo Machado (Ponta das Canas, Lagoinha de Ponta das Canas e Praia Brava)
4 de março - 19h: EB Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses e Rio Vermelho)
5 de março - 19h: Escola Desdobrada da Costa da Lagoa (Costa da Lagoa, Canto dos Araçás e Lagoa da Conceição)
9 de março - 19h: EB Donícia Maria da Costa (Saco Grande, Monte Verde e Itacorubi)
10 de março - 19h: EB Mâncio Costa (Ratones, Vargem Pequena e Santo Antônio de Lisboa)


galeria de imagens