FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

06/01/2021 - Meio Ambiente
Blitz interdita restaurante no Sambaqui por esgoto lançado na praia
Com fossa conectada à rede pluvial, estabelecimento terá ligação clandestina lacrada; Floram multou o proprietário e interditou o local

foto/divulgação: Blitz Sanear / PMF

Restaurante lacrado no Norte da Ilha

 

Na primeira ação de 2021, força-tarefa de fiscalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan multou por crime ambiental e interditou, na manhã desta quarta-feira (06/01), restaurante na orla da praia do Sambaqui, no Norte da Ilha. 

Testes realizados pela equipe da Blitz Sanear, composta por profissionais da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria de Infraestrutura, Casan e ECHOA Engenharia, apontaram que a fossa do estabelecimento, situado na Rod. Rafael da Rocha Pires, encontrava-se conectada à rede de drenagem pluvial, que deságua no mar logo à frente. 

Comprovado o crime ambiental, o fiscal da Floram presente na operação multou o proprietário e interditou o local até que a irregularidade seja corrigida. A Intendência de Santo Antônio de Lisboa, bairro vizinho ao Sambaqui, fará o lacre da ligação clandestina. 

Antes da interdição no Sambaqui, a força-tarefa deu início aos trabalhos de fiscalização contra esgoto irregular em 2021 no Ribeirão do Ilha.
Em operação realizada na manhã de terça-feira (05/01), a equipe vistoriou casas e condomínios na Rod. Baldicero Filomeno, principal via do bairro do Sul da Ilha, e nas servidões Maria Francisca da Natividade e Costa do Sol.
 
Neste último endereço, os três imóveis fiscalizados encontravam-se irregulares, dois deles – um condomínio de apartamentos e uma casa – com esgoto de tanque, máquina de lavar e pia de cozinha extravasando a céu aberto, na mata. Ambos foram multados pela Vigilância Sanitária e sofrerão lacres das tubulações clandestinas, já solicitados à Intendência do Ribeirão da Ilha. 
O terceiro imóvel, uma casa na mesma servidão, apresentava fossa extravasando nos fundos e no terreno vizinho. O proprietário será multado pela Floram e pela Vigilância Sanitária. 

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 110 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.