FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

08/04/2022 - Floripa no Capricho
PMF realiza demolição de duas obras irregulares em Área de Preservação Permanente

foto/divulgação: Imagem: Divulgação/PMF

Demolição de duas obras irregulares em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da FLORAM, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, realizou duas demolições de obras irregulares nesta quarta-feira (06), nos bairros Canasvieiras e Rio Vermelho. As edificações estavam em Área de Preservação Permanente (APP) onde não é permitido realizar construções.
 
Além da proibição da construção em APP, a área já demonstrava características de parcelamento irregular do solo. As duas construções não possuíam moradores e estavam sendo utilizadas para criação de animais e depósito de entulhos. Os responsáveis não estavam no local no momento da operação, tendo sido aberto um processo junto ao Ministério Público para investigar a autoria das construções.
 
“Após monitoramento da área, encontramos as construções e realizamos a operação de desmanche. É importante ressaltar que construções em Área de Preservação Permanente não podem ser realizadas e trazem danos ao meio ambiente, podendo trazer prejuízos à fauna e à flora local”, explica a superintendente da Floram, Beatriz Kowalski.
 
“Continuamos realizando operações de fiscalização em todas as regiões da cidade para conter obras irregulares. É importante que todos que desejam construir consultem a viabilidade do local diretamente pelo site da Prefeitura de Florianópolis ou procurem o Pró-Cidadão ou a própria Secretaria de Desenvolvimento Urbano para orientações”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gomes Mattos Jr.
 
Para denúncias de obras irregulares, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano pelo número (48) 3251-4942 ou pelo e-mail: gf.smdu@pmf.sc.gov.br.