FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

03/12/2019 - Meio Ambiente
Super Dezembro - Bandeira Azul é hasteada na Lagoa do Peri pelo quinto ano consecutivo
Cerimônia de hasteamento contou com a presença de autoridades, técnicos, ambientalistas e crianças da EBM Dilma Lúcia dos Santos, da Armação do Pântano do Sul.

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Super Dezembro

Sob os olhares atentos de cerca de 20 crianças da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, da Armação do Pântano do Sul, autoridades, ambientalistas e representantes municipais ergueram pela quinta vez consecutiva a Bandeira Azul na Lagoa do Peri. A bandeira e o certificado foram entregues pelo Instituto Ambientes em Rede, que representa no Brasil a organização não-governamental FEE (Foundation for Environmental Education), responsável pelo programa. O evento integra o calendário do Super Dezembro, mês de várias inaugurações, entregas de obras e ações da Prefeitura de Florianópolis pela cidade.

Depois de hastear a bandeira, foi feito o corte do bolo em comemoração ao aniversário de 38 anos do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Representando as futuras gerações que vão cuidar e desfrutar por muito tempo essa Unidade de Conservação, as crianças da EBM Dilma Lúcia cantaram os parabéns e sopraram as velas.

“38 anos é bastante tempo. Tem gente que dedicou uma vida toda a esse espaço. Por isso a gente reconhece e parabeniza os esforços dos funcionários que trabalham diariamente e cuidam com muito carinho da Lagoa do Peri”, comenta o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

O título da Bandeira Azul representa a consolidação do local como referência internacional em qualidade, segurança e infraestrutura, e leva em consideração 34 requisitos estabelecidos pela ONG, como acessibilidade, segurança, qualidade da água e gestão ambiental, por exemplo. Outro requisito que o local deve cumprir é fornecer pelo menos cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de bandeira azul. Uma das ações programadas é o Floram vai à praia, que tem como objetivo conscientizar os banhistas sobre a limpeza da orla e as consequências da poluição para o ecossistema, distribuindo porta-bituca e sacos de lixo retornáveis.

“É extremamente importante que esses projetos de educação ambiental continuem. É muito gratificante ver essa bandeira no alto pela quinta vez seguida, mas também é preciso que a gente passe essa ideia de preservação também para a população”, conta o diretor geral da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Marcos Silva.

O Monumento Natural da Lagoa do Peri é uma das 20 Unidades de Conservação em Florianópolis. Das 20, nove são administradas pelo Departamento de Unidades de Conservação (Depuc) da Floram. A unidade abriga centenas de espécies de plantas e animais em um espaço de 42km², e a Lagoa do Peri abastece com água potável cerca de 200 mil Unidades Consumidoras na capital.


galeria de imagens