FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

19/05/2020 - Meio Ambiente
Prefeitura identifica vazamento de rede de esgoto na Lagoa da Conceição
CASAN será autuada para tomar providências imediatas, além de multada por crime ambiental

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Prefeitura identifica vazamento de rede de esgoto na Lagoa da Conceição

A Prefeitura de Florianópolis, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), vai notificar nesta terça-feira (19) a CASAN para que tome imediatamente as devidas providências a fim de cessar o vazamento da rede de esgoto que vem causando o aparecimento de espuma na Lagoa da Conceição. Uma vistoria técnica realizada pela Prefeitura durante a manhã identificou o problema, de modo que a FLORAM também vai autuar a CASAN por crime ambiental, com multa que, pela extensão dos prejuízos deve superar o valor de R$1 milhão.
 
“Vamos exigir manutenções e obras de melhoria da Lagoa da Conceição em função desse caso. A Prefeitura não admite esse tipo de situação e por isso tomamos as prontas medidas na hora do ocorrido”, ressaltou o diretor de saneamento ambiental da Secretaria de Infraestrutura, Lucas Arruda. 

Na vistoria, representantes da FLORAM e da Secretaria de Infraestrutura, que responde pela área de saneamento ambiental através do Programa Floripa Se Liga na Rede e do Grupo Sanear Floripa, bem como da Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, detectaram o vazamento da rede de esgoto por meio do teste de corantes nos dois pontos do Centrinho da Lagoa da Conceição em que fizeram a verificação.

As providências exigidas pela Prefeitura à CASAN incluem um teste de fumaça em toda a região central da Lagoa da Conceição pra indicar outros possíveis pontos; limpeza da lagoa no prazo de 15 dias; manutenção e correção com o teste, também no prazo de 15 dias, para estancar o extravasamento da rede de esgoto, e manutenção da correção em toda a rede coletora da Lagoa da Conceição para evitar que esse problema não volte a ocorrer.

Vale destacar que o problema já havia sido constatado há alguns meses pelo Grupo Sanear Floripa, que realiza fiscalizações de ligações irregulares de esgoto, inclusive, em parceria com a CASAN, mas ela não tinha tomado as devidas providências.