FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

09/10/2009 - Meio Ambiente
Prêmio Internacional
Praia de Jurerê Internacional conquista Bandeira Azul

Diretor Superintendente da Floram, Engº Gerson Basso foi comunicado na tarde de hoje de uma conquista inédita para o município. O Certificado Internacional de Qualidade Sócio Ambiental de Praias – Bandeira Azul para Jurerê Internacional. Conquista essa que traz luz mais uma vez ao potencial turístico de qualidade e sustentável de Florianópolis. A Floram foi a instituição que geriu toda a parte funcional para que isto acontecesse.

 

Segundo o Instituto Ambiental Ratone a certificação Bandeira Azul foi concedida a mais de 300 praias e marinas em todo o mundo. Atualmente, 46 países participam do programa, representando todos os continentes, entre eles estão quase a totalidade dos países costeiros europeus e do leste europeu, cinco países caribenhos, Marrocos e África do Sul, Canadá, Nova Zelândia, para citar alguns. Na América do Sul o Programa está representado no Chile e Brasil.

Desde 2005, o Brasil faz parte da rede internacional de 54 países que compõem a FEE. O Instituto Ambiental Ratones (IAR), ONG sediada em Florianópolis, é o representante brasileiro do programa Bandeira Azul (Operador Nacional).

Unindo a educação e a informação para promover a qualidade de praias e marinas, e assim contribuir para melhoria dos ambientes costeiros, o Bandeira Azul é um selo de certificação sócio-ambiental para o litoral.

As praias ou marinas candidatas à Bandeira Azul, devem cumprir diversos critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é concedida em última instância pela FEE após:

1) Auditoria pelo Operador Nacional (IAR) das praias
2) Avaliação do Júri Nacional:
• Ministérios relevantes (Meio Ambiente, Turismo, Secretaria Patrimonio União);
• INMETRO;
• Outras ONGs;
• Outras entidades relevantes do setor privado (ex.: associação hoteleira, de marinas, etc.)
3) Avaliação do Júri Internacional:
• UICN, EUCC, UNEP (PNUMA), FEE;
• Organização Mundial do Turismo (WTO);
• Organização Mundial da Saúde (OMS);
• Federação Internacional de Salva-Vidas;
• Conselho Internacional da Associação das Indústrias de Náutica

A Bandeira Azul é concedida por um ano e a cada ano deverá passar por nova avaliação para manter a certificação. Durante o período de certificação a praia é visitada (visitas avisadas e não-avisadas) pela equipe do Bandeira Azul Nacional e Internacional.

O IAR tem como seu principal parceiro a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro (Agência Costeira - www.agenciacosteira.org.br), que é responsável pela articulação da rede de ONGs (Organizações Não-Governamentais), que facilitarão o processo de implementação do Programa Bandeira Azul em todo Brasil.

A implementação do Projeto Bandeira Azul não compete a poucas entidades, e sim a um grande número de atores envolvidos, que junto com as prefeituras, a iniciativa privada e associações comunitárias devem obter recursos tecnológicos, financeiros e sociais com interesse de obter os subsídios necessários para a efetivação de um projeto dessa natureza.

O Programa Bandeira Azul nasceu na França em 1985, onde os primeiros municípios costeiros franceses foram contemplados com a Bandeira Azul tendo como base critérios de tratamento de esgoto e qualidade de água de banho. Em 1987 iniciou-se a escala européia, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

Esta iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education), com o apoio da União Européia, tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos em geral e dos tomadores de decisão em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes.