FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/11/2016 - Meio Ambiente
Trilha da Lagoinha do Leste foi revitalizada
Ação foi executada pelo Programa Roteiros do Ambiente.

foto/divulgação: Divulgação Floram

Diretor Superintendente da Floram, d. Volnei Carlin (2), circula pelo trajeto revitalizado.

Após dois adiamentos nos últimos quinze dias por ocorrência de fortes chuvas, enfim aconteceu a entrega da Revitalização da Trilha da Lagoinha do Leste, no Pântano do Sul.  Acesso conta com nova sinalização, foi feito drenagem e o manejo do solo.

 

“A intenção desde o inicio foi de dar ao transeunte da região, ao visitante e também ao munícipe que ocasionalmente frequenta o acesso, mais segurança no caminhar pela trilha da Lagoinha do Leste, um local paradisíaco frequentado anualmente por turistas de várias partes do planeta”, observa o Diretor Superintendente da Floram, d. Volnei Carlin.

 

Carlin destaca que foram seis meses de muitas ações, reuniões, adiamentos para que a revitalização da trilha ficasse como planejado.  No acesso pedras foram deslocadas, também roletes de eucaliptos tratados foram colocados.

 

Fernanda Chalup, natural de São Bernardo do Campo,  em visita ao local, falou com a assessoria de comunicação da Floram e revelou aprovar a revitalização: “Os degraus proporcionam mais facilidade no caminhar pelo trajeto, além de preservar a trilha”.

 

Em ação anteriormente promovida pelo Departamento de Unidades de Conservação, estudantes da escola estadual Severo Honorato Gomes executaram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no local. Ainda no que tange ao processo de drenagem e manejo da vegetação, figueiras nativas serão plantadas.

 

No que se refere a sinalização, placas indicativas e interpretativas foram colocadas ao longo da trilha. A pessoa agora tem como saber a distância, fazendo o cálculo de quanto tempo irá levar para terminar, também, terá nas placas um breve texto sobre a história da trilha e aspectos relevantes sobre a mata atlântica do entorno.

 

No ano de 2015 o Programa Roteiros do Ambiente – Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina,  instituído pela Floram, realizou a revitalização da trilha do Poção do Córrego Grande. O objetivo é realizar o mesmo serviço em 34 trilhas da cidade.


galeria de imagens