FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

04/11/2016 - Meio Ambiente
Conheça a história do Parque da Luz
Área verde no Centro de Florianópolis, inspirada nos antigos espaços das casas e terrenos da cidade e aberta à visitação

foto/divulgação: Evandro Saad

O local conta com área de recreação para uso das crianças visitantes.

O Parque da Luz, patrimônio paisagístico situado no ponto alto insular do centro da Ilha de Santa Catarina, possui uma das vistas mais privilegiadas do município, a da Ponte Hercílio Luz, principal símbolo do Estado.

Esta área verde carrega, em sua história de criação, 20 anos de luta comunitária para sua preservação. Seu planejamento inspirou-se nos antigos espaços verdes das casas e dos terrenos do centro de Florianópolis, que eram cheios de árvores frutíferas.

Para sentir o Parque da Luz é preciso percorrê-lo por seus caminhos, passear pelo bosque das árvores frutíferas, admirar a vegetação de Mata Atlântica e as espécies exóticas, ouvir os pássaros ou simplesmente ficar sentado à sombra em seus bancos, relaxando e contemplando. 

“A fauna na região é interessante, pois percebe-se, principalmente, a avifauna e insetos diversificados", destaca a educadora ambiental Silvane Dalpiaz. Ela acrescenta que a flora no parque é rica, pois são mais de mil árvores, todas plantadas pela comunidade. Entre elas destacam-se exemplares característicos da Mata Atlântica como o Pau-Brasil, ipês, garapuvus, cecropias, timbauvas, ingás, aroeiras, entre outras, muitas frutíferas nativas (como a pitanga, araçá, grumixama, gabiroba, jabuticaba) e exóticas (como goiaba, seriguela, romã, manga, ameixa amarela, amora, carambola, fruta pão). No entanto a árvore que marca a história do parque é a figueira que foi resgatada de uma área incendiada e transplantada.

A intenção do diretor superintedente da Floram, Volnei Carlin, é instalar banheiros no parque. “Estamos fazendo orçamentos e o dinheiro deverá sair do fundo de meio ambiente. Hoje os frequentadores não tem como passar uma tarde no local com a família pela necessidade de fazer uso de banheiros. Também estamos providenciando a iluminação ao lado da sede”, disse Carlin. 

Parque da Luz

* Ano de criação: 1999

* Acesso: Gratuito

* Área: 37.000 m2

* Localização: alto da Rua Felipe Schmidt, às margens da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, Centro.

* Equipamentos: campo de futebol, horta comunitária, parque infantil, bancos, trilhas, bosque e um pequeno lago.

 * Horário de funcionamento: permanentemente aberto.

* Atrações: atividades artísticas e culturais eventualmente.

* Como chegar: Terminal TICEN - Linha Circular Centro

* Contato: (48) 32346049 - Sede do Parque

*O estacionamento deve ser realizado nas ruas que contornam o local.


galeria de imagens