FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

17/11/2016 - Meio Ambiente
Curta a beleza do Parque Ecológico do Córrego Grande
Criado no ano de 1994, o Parque possui serviço de educação ambiental gratuito

foto/divulgação: Evandro Saad

Beleza dos lagos encanta quem contempla a natureza.

O Parque Ecológico Municipal Prof. João Davi Ferreira Lima, conhecido como Parque do Córrego Grande, antes Horto Florestal, é uma área cedida pelo IBAMA ao município, que se tornou o maior parque da área urbana. Com sua exuberante vegetação, lagos, trilhas e avifauna silvestre, tornou-se ponto de visitação para fins diversos, desde a contemplação da natureza, relaxamento e lazer e também a prática de atividades físicas (caminhada, corrida, tai chi, yoga), além das atividades voltadas à educação ambiental.

 

De acordo com a educadora ambiental, Silvane Dalpiaz, "as aulas de educação ambiental são produzidas, programadas e realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental da Floram, cuja sede se situa no próprio parque".

 

Silvane destaca no parque, a presença da Família Casca, serviço de entrega voluntaria de resíduos orgânicos domésticos, que são adequadamente encaminhados para um pátio de compostagem, onde são tratados e transformados em composto orgânico que é cedido às famílias cadastradas. Essa ação pode ser conhecida e explicada em percurso dirigido de educação ambiental.

 

O diretor superintendente da Floram, Volnei Ivo Carlin, explica que "o serviço de educação ambiental é gratuito para grupos e escolas e deve ser agendado previamente".

 

Informações relevantes:

 

* Ano de criação: 1994

* Acesso: Gratuito

* Área: 21,3 hectares

* Localização: Rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande.

 

* Fauna: Característica da Mata Atlântica, com a presença de diversas espécies nativas representados, por exemplo, pelo gambá, jacaré do papo amarelo, lagartos, martim pescador, tucanos, pica-paus , entre outras aves e diversas espécies de borboletas e insetos. Há também a presença de animais exóticos (como os saguis e os tigres d’água) e domesticados (como patos e galinhas).

 

* Flora: Caracterizada por mata secundária, com presença de paineiras, araribás, paus jacaré, embaubas, palmeiras jussara, capororocas, tanheiros , grande quantidade de bromélias e orquídeas, entre outras. Destaca-se as árvores e as flores símbolo do país: o Pau Brasil e o Ipê amarelo e do município o Garapuvu e a orquídea Laelia Purpurata.

 

* Equipamentos: dois lagos, borboletário, insetário, trilhas, uma trilha acessível, viveiro, pista para caminhada, parques infantis, academia da saúde, espaço para apresentações culturais e eventos, quadra para esportes e espaços para piquenique, sanitários, bicicletário e PEVs.

 

* Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 19h (horário de verão). Fora este período as atividades encerram as 18h.

 

* Atrações: atividades artísticas e culturais eventualmente.

 

* Como chegar: Terminal TICEN até o TITRI – Linha Córrego Grande.

 

* Contato: Telefone: (48) 32699551 Administração (48) 3338-0021 Educação Ambiental.

 

* Área para estacionamento disponível.

 

Observação - o acesso de animais domesticados não é permitido, bem como a alimentação dos animais silvestres.


galeria de imagens