FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/11/2016 - Meio Ambiente
Depuc em ação nas trilhas
Trabalhos iniciaram na Trilha do Morro do Rapa, extremo norte da Ilha, e no Caminho dos Naufragados, extremo sul.

foto/divulgação: Divulgação Floram

Trilha do Morro do Rapa.

O Programa Roteiros do Ambiente – Trilhas e Caminhos da Ilha de Santa Catarina, após a conclusão dos serviços na Trilha da Lagoinha do Leste, está trabalhando na Trilha do Morro do Rapa, extremo norte da Ilha, e no Caminho dos Naufragados, extremo sul.

 

De acordo com o biólogo Mauro Manoel da Costa, “os trabalhos, coordenados pelo Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM em parceria com entidades organizadas da sociedade civil – Coletivo UC da Ilha, Instituto de Arqueoastronomia e Meio Ambiente, Instituto Çarakura e Instituto de /estudos Ambientais Trilheiros de Atitude, implicam em roçagem da vegetação, manejo do solo pra conter o processo erosivo, com colocação de roletes de eucaliptos tratados, arranjo das rochas afloradas no leito dos caminhos e implementação de drenagens” . Ao final dos serviços serão colocados equipamentos de interpretação, sinalização e orientação.

 

Por conta dos processos desenvolvidos pelo Programa Roteiros do Ambiente – PRA, o Departamento de Unidades de Conservação foi convidado a participar na última sexta-feira (18/11), na sede da Coordenação Regional 9 do ICMBio em Florianópolis, do Workshop do Movimento Borandá da WWF- Brasil, sobre manejo e sinalização de trilhas.

 

Conforme o Diretor Superintendente, d. Volnei Carlin,  “a valorização da perspectiva histórica e o equilíbrio entre as necessidades de intervenção e de manutenção das características desses caminhos e trilhas foi o destaque da fala da FLORAM, representada pelo Geógrafo Cid Neto”.


galeria de imagens