FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

08/10/2019 - Meio Ambiente
Alunos de Biologia da UFSC oferecem oficina para crianças da rede municipal de educação, na Lagoa Pequena

foto/divulgação: DEPUC (Departamento de Unidades de Conservação)

Alunos da UFSC fazem oficina com alunos da rede municipal de educação

Atividade faz parte do plano da Prefeitura de Florianópolis de reeducar a população sobre os cuidados nas áreas de preservação ambiental.

Inaugurada em Junho, a Base de Educação Ambiental da FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente) está sendo utilizada frequentemente para a realização de visitas e oficinas com alunos de Escolas Básicas do município de Florianópolis. Na última sexta-feira (4), alunos de Biologia da UFSC realizaram uma atividade para crianças da Escola João Gonçalves, do Rio Tavares, com o intuito de promover o conhecimento cultural e ambiental destes jovens.

 

Na oficina, os universitários falaram sobre a biodiversidade presente no bioma, a importância dos animais silvestres do local e dos cuidados referentes ao mal uso do ambiente. Amostras de peixes cartilaginosos, fungos, plantas e algas moram expostos na apresentação. Um dos principais problemas enfrentados na Base é referente aos diversos animais domésticos levados ao espaço, atraindo doenças e inibindo o bem-estar da fauna nativa.

 

Para Camila Ayroza, bióloga do Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM, retificar a importância científica destes lugares, é uma forma de conscientizar as futuras gerações -“Um dos maiores desafios hoje é construir um entendimento para a própria comunidade, mostrando a diversidade de espécies presentes neste local e ensinar as crianças de como poder utilizar este espaço para contribuir com a sua proteção.”.

 

O objetivo agora é atrair novas parcerias com escolas da região para despertar ainda mais a curiosidade dos jovens sobre os cuidados necessários nas áreas de preservação ambiental, uma vez que é fundamental a colaboração de toda a população para a proteção da natureza, tão presente na vida dos moradores de Florianópolis.

 

Após a atividade, os alunos realizaram o plantio de plantas nativas.


galeria de imagens