FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

24/10/2019 - Meio Ambiente
Nova boia de monitoramento de qualidade da água é instalada na Lagoa do Peri
Prefeitura de Florianópolis é gestora da Unidade de Conservação que abastece água para aproximadamente 90 mil pessoas no sul da Ilha

foto/divulgação: PMF

Nova boia de monitoramento de qualidade da água é instalada na Lagoa do Peri

O Laboratório de Ecologia de Águas Continentais (LIMNOS) da UFSC, realizou a instalação de uma boia de monitoramento em alta frequência, nas águas do Monumento Natural da Lagoa do Peri, no sul da Ilha. O local é gerido pelo Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), que há uma década recebe o monitoramento do laboratório.  
Este novo tipo de acompanhamento vem sendo aplicado ao redor do mundo, permitindo, em tempo real, ter informações sobre a temperatura e os níveis de concentração de oxigênio da água, com relatórios obtidos a cada 15 minutos. O objetivo do Laboratório é aprimorar a precisão dos resultados, ajudando a entender os motivos que levam a dominância de cianobactérias na Lagoa.

A ideia além de contribuir com os estudos a respeito do manancial, servem como ações integradas de gerenciamento e monitoramento da qualidade ambiental, que são imprescindíveis para a garantia e efetividade do ecossistema, responsável segundo a CASAN, pela distribuição de água para aproximadamente 90 mil moradores do sul da Ilha.


galeria de imagens