FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

20/07/2020 - Meio Ambiente
Prefeitura combate supressão de vegetação dentro de Unidade de Conservação, na Galheta
Floram e SMDU indentificaram e monitoravam o caso a alguns dias. DEIC acompahou a operação e fará os encaminhamentos legais para responsabilizar o infrator

foto/divulgação: Floram / PMF

PMF realiza operação contra supressão de vegetação na Galheta

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) realizou uma nova operação de combate a ocupações irregulares e crimes ambientais no município. Dessa vez, a supressão de vegetação ocorria dentro do Monumento Natural Municipal da Galheta. O MONA Galheta é uma das nove Unidades de Conservação (UC) municipais da capital, e qualquer dano à vegetação nativa de uma UC configura-se crime ambiental.

 

Após denúncias, fiscais da Floram já monitoravam o caso há alguns dias. O responsável usou máquinas para intervir no espaço e fazer um lago. A intervenção já havia sido embargada e o responsável autuado, mas o desrespeito com a lei e as decisões prosseguiu. Desta vez, a operação ocorreu em conjunto com o Departamento de Unidades de Conservação da Floram, a DEIC, representada pela delegada Beatriz Ribas, e a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. A supressão foi novamente paralisada, e a DEIC fará os encaminhamentos legais para responsabilizar o infrator.

 

Além de fiscais no solo, as equipes de Fiscalização da Prefeitura de Florianópolis contam com o apoio de drones para mapear, filmar e fotografar possíveis ocupações irregulares e crimes ambientais ocorrendo na cidade. A população é aliada, e as denúncias também são imprescindíveis para fortalecer o trabalho do município. Para realizar denúncias sobre construções irregulares e outros crimes ambientais, acesse o portal da ouvidoria da Prefeitura, no http://www.pmf.sc.gov.br/ouvidoria/ ou pelo Whatsapp: (48) 3251-6503.