FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

02/12/2020 - Agricultura
Centro de Saúde da Tapera ganha nova horta através do Cultiva Floripa
Programa de Agricultura Urbana do Município segue em crescimento, e desde 2017, já foram criadas hortas em cerca de 60% das Unidades Básicas de Saúde

foto/divulgação: Cultiva Floripa / PMF

Horta no Centro de Saúde da Tapera

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do programa Cultiva Floripa, realizou a implantação da Horta do Centro de Saúde da Tapera. O espaço disponível possibilitou a implantação de canteiros elevados para o cultivo de Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s).
 
Os canteiros elevados foram construídos pela equipe da COMCAP com materiais reciclados. As mudas foram produzidas no viveiro da Floram, no Córrego Grande e no Jardim Botânico. 

Superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Weickert, comemora mais essa conquista para a agricultura urbana do município: “É de extrema importância a implantação de hortas em espaços públicos para beneficiar as comunidades locais”, afirma.

Desde 2017, quando foi implantado o PMAU no município, foram criadas hortas em 60% das Unidades Básicas de Saúde, e implantadas aproximadamente 100 hortas comunitárias e escolares em Florianópolis.

A gestão do programa Cultiva Floripa é compartilhada e envolve a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, a COMCAP e a Superintendência de Pesca, Agricultura e Maricultura de Florianópolis, com apoio de demais órgãos municipais.