FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

10/02/2021 - Meio Ambiente
Nível da Lagoa do Peri volta ao normal após chuvas intensas de janeiro
Local sofreu com estiagem durante o ano passado

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Lagoa do Peri

As fortes chuvas do mês de janeiro foram um fator fundamental para a retomada do nível de água da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, após longos meses de estiagem na região. Em 2021, o mês de janeiro bateu o recorde da média de chuva esperada para o período em Florianópolis. Foram mais de 680 milímetros de chuva, segundo balanço pluviométrico feito pelos meteorologistas da Epagri-Ciram. Segundo cálculos do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a média de precipitação para a região é de 200 a 250 milímetros. 


No ano passado, ainda com o nível abaixo do comum, a FLORAM realizou uma série de exames na água da Lagoa, com o intuito de identificar e quantificar a presença de possíveis cianobactérias, que são potencialmente tóxicas. Foram observadas baixas concentrações de cianotoxinas, atendendo aos padrões de qualidade  impostos pela Portaria nº 005/2017 do Ministério da Saúde. No entanto, é de extrema importância um acompanhamento frequente no local, garantindo o fornecimento seguro e de qualidade à população. 


— O Monumento Natural Municipal Lagoa do Peri (MONA-Peri) é de extrema importância para o município. Além ser a casa de inúmeras espécies de animais silvestres e vegetações nativas, a sua água doce é responsável por grande parte do abastecimento da região sul da Ilha. No verão, o local vira atração por conta das suas águas calmas, ideais para crianças — explica Cid Neto, geógrafo do Departamento de Unidades de Conservação da Floram.

  
Nesta temporada de verão 2020/21, a Lagoa do Peri recebeu o certificado internacional Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo. O prêmio é dado para praias e marinas que cumprem uma série de requisitos de qualidade ambiental, acessibilidade, segurança e que apresentem atividades frequentes de educação ambiental. O prêmio é dado por uma ONG internacional, que no Brasil é representada pelo instituto Ambientes em Rede.


Atualmente o espaço está aberto para visitações, mas o uso de máscara e o distanciamento social entre as famílias é obrigatório.


galeria de imagens