FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

03/08/2021 - Meio Ambiente
Prefeitura promove revitalização da horta do NEIM Mateus de Barros

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Na horta vão ser plantadas, posteriormente com as crianças, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (panc’s)

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do programa Cultiva Floripa, realizou na tarde desta terça-feira (03), a revitalização da horta do Núcleo de Educação Infantil Municipal Mateus de Barros, no Monte Cristo. Durante a ação, 15 pessoas entre professoras, diretora e funcionárias do Núcleo receberam uma aula de sensibilização ambiental, com o objetivo de mostrar alternativas de plantio saudáveis e sustentáveis.
 
Na horta vão ser plantadas, posteriormente com as crianças, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (panc’s), que possuem altos valores nutricionais e são de fácil cultivo. Além dos benefícios que as hortas trazem para a saúde, elas também estimulam as crianças no cuidado com as plantas, segundo a pedagoga e educadora ambiental da Floram, Maria Aparecida Cabral de Sá, “A ideia de revitalizar a horta vem da importância de incentivar a autonomia das crianças, e o sentimento de pertencimento, onde cada uma planta e é responsável pelo seu canteiro. Esses espaços incentivam a integração e a aprendizagem sobre plantio e alimentação saudável.”
 
Cultiva Floripa
 
O programa municipal de agricultura urbana Cultiva Floripa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, Superintendência de Pesca e Agricultura, Foram e Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente.
  
O programa ajuda Florianópolis a alcançar o objetivo de estar entre as cidades mais criativas e inteligentes, cumprindo as metas de desvio de resíduos do aterro sanitário, estimulando boas práticas alimentares, cultivo e uso de fitoterápicos.
  

 


galeria de imagens