FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

12/11/2021 - Meio Ambiente
Florianópolis cria a maior Unidade de Conservação da história do município
Com a criação, Florianópolis passará a compensar o dobro da emissão de carbono da CidadeO prefeito de Florianópolis Gean Loureiro assinou na manhã desta quinta-feira (11) o decreto que cria o Refúgio da Vida Silvestre Municipal MEIEMBIPE (REVIS). A unidade de conservação terá área de 59,72 km², e tem o objetivo de proteger a biodiversidade, nascentes de importantes bacias hidrográficas como Ratones e Lagoa da Conceição, além da paisagem natural que é o pilar do turismo e da qualidade ambiental dos moradores de Florianópolis.A Unidade de Conservação é definida nas áreas já zoneadas como Áreas de Preservação Permanente (APP). O REVIS representa pouco mais de 12% de todo o território do município e engloba locais dos bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição. Não haverá necessidade de desapropriações ou regularizações de casas ou prédios, uma vez que nenhuma edificação entrará no zoneamento da Unidade de Conservação.A transformação dessas Áreas de Preservação Permanente em uma Unidade de Conservação trará inúmeros benefícios, entre eles o fortalecimento da gestão e proteção mais rigorosa do local, com um Plano de Manejo. O REVIS terá um conselho gestor, com técnicos representantes do poder público, associações e entidades civis. Esse conselho terá o objetivo de discutir ações de proteção, recuperação, estímulo ao turismo sustentável, educação ambiental e lazer na Unidade de Conservação, entre outros programas.

Florianópolis Carbono Zero

Com a criação do Refúgio da Vida Silvestre Municipal MEIEMBIPE, somado às APP s e a outras Unidades de Conservação, Florianópolis terá um sequestro de carbono de 197,71%, segundo a metodologia específica de sequestro de Carbono por UC da Universidade de Viçosa - MG. Ou seja, a cidade passa a compensar praticamente o dobro de sua emissão e fica com um saldo excedente.

Dessa forma, o município se alinha a importantes medidas a nível global, em meio às discussões da COP-26, que está ocorrendo na Escócia, acerca da emergência climática, sendo uma das pautas justamente a emissão excessiva de carbono.

Florianópolis chega ao final da COP-26 batendo todas as metas necessárias para garantir sua vaga de Capital da sustentabilidade nacional, onde garantimos com áreas legalmente protegidas, toda a compensação do equivalente de carbono das atividades urbanas com saldo remanescente pro Mercado de Carbono. E além disso, temos o objetivo de modernizar ainda mais os serviços de resíduos para melhor esse indicador de sequestro de carbono, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente Fabio Braga.

O REVIS junta-se a outras ações de preservação importantes realizadas durante a gestão do prefeito Gean Loureiro, como a criação da Unidade de Conservação Monumento da Lagoa do Peri e a criação do Parque Natural Municipal Da Lagoinha Do Leste. Ao mesmo tempo que o município assinou nesta semana a legislação referente ao 5G, estando comprometido com as novidades tecnológicas, Florianópolis torna-se hoje também protagonista na proteção ambiental.  

Nós queremos fazer de Florianópolis uma capital do futuro em tecnologia, mas ao mesmo tempo sensível aos fundamentos da qualidade ambiental que estão sendo discutidos no mundo todo. O futuro e o progresso de qualquer cidade andam juntos com a preservação ambiental. Temos belezas naturais que precisam ser preservadas, tanto para mantermos qualidade de vida dos nossos habitantes, quanto para fomentar ainda mais o nosso turismo. A criação do REVIS MEIEMBIPE é um marco muito importante para a cidade e para assegurarmos ainda mais Florianópolis como referência em proteção ambiental, afirma o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro.