FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

24/01/2022 - Meio Ambiente
Prefeitura de Florianópolis autua Casan por vazamento de esgoto
O vazamento estava chegando ao mangue onde há uma unidade de conservação do município

foto/divulgação: Divulgação/PMF

O vazamento estava chegando ao mangue onde há uma unidade de conservação do município

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, autuou a Casan nesta segunda-feira (24) após identificar vazamento de esgoto na Rua Acelon Pacheco da Costa, no bairro Itacorubi, durante mais um dia de Operação Tolerância Zero. O vazamento foi encontrado em uma rede inativa de esgoto que estava chegando até o mangue que fica em uma área de conservação. Será emitida multa ambiental e contratual à Casan.
 
O município já havia solicitado à Casan em novembro de 2021 e janeiro de 2022 que a Companhia fizesse a fiscalização e o controle do uso indevido das redes de esgoto inativas, no entanto, não obteve respostas. Atualmente a Casan possui redes inativas de esgoto em vários bairros de Florianópolis, como: Ingleses, Santinho, Campeche, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Itacorubi, Parque São Jorge, Santa Mônica, Córrego Grande.
 
“Nessas duas últimas semanas, encontramos vazamentos de esgoto em diversos bairros, tanto da Ilha quanto do Continente, dessa vez, foi em uma rede de esgoto inativa. Já havíamos solicitado e advertido à Casan para realizar um Plano de Ações Preventivas para o monitoramento dessas redes e não fomos atendidos. Vamos continuar fiscalizando para que não ocorram mais situações de vazamento de esgoto em Florianópolis”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.
 
Denúncias podem ser enviadas pelo WhatsApp do Ouvidoria Sanear Floripa: 48 3271-6820.