FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

21/09/2022 - Meio Ambiente
Mudas de espécies nativas são plantados por alunos na Costa da Lagoa
Ação busca conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e aproximar a comunidade das discussões sobre arborização

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Dia da Árvore: mudas de espécies nativas produzidas pela Floram são plantados por estudantes na Costa da Lagoa

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. Em alusão à data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Fundação Municipal do Meio Ambiente - Floram, organizaram o plantio de 11 mudas de árvores nativas, incluindo Garapuvus, na Costa da Lagoa. 

 

Sob orientação da equipe da Floram, responsável pela produção das mudas em viveiros e à frente do projeto Plantando Primaveras, as novas exemplares das árvores foram plantadas por alunos da EBM Costa da Lagoa, em área próxima ao educandário, com a presença do prefeito Topázio Neto e outros convidados. 

 

"A intenção do plantio com as crianças é envolvê-las desde cedo no debate acerca da importância das árvores para a vida humana. Seja enquanto recurso natural, sua importância para conservação da água, abrigo da fauna, beleza de suas formas, sombreamento, contenção de deslizamentos, além de muitos outros benefícios", explica Mauro Manoel da Costa, diretor de gestão de áreas naturais protegidas da Floram. 

 

Manoela e Guilherme foram dois dos estudantes que participaram da ação. Para a menina que tem como árvore favorita o araçá, uma das principais qualidades das árvores é que "elas produzem oxigênio e ainda podem dar frutos". Guilherme participou de um plantio pela primeira vez e comemorou: "vou ver ela crescer!".

 

Entre as mudas plantadas - grumixamas, pitangas, gabirobas e outras - os garapuvus se destacam pelas características da espécie. Tem o crescimento mais rápido entre as árvores nativas brasileiras, resistência à insolação e papel importante para a colocação de nitrogênio no solo. A espécie produz flores de coloração amarelada e prefere locais úmidos.

 

"É árvore símbolo de nossa cidade. Na primavera, eles transformam a paisagem com sua floração, principalmente nas encostas, sendo um espetáculo de beleza viva que atrai o olhar de moradores e turistas", comenta o prefeito Topázio Neto. 

 

"O plantio de hoje convida a comunidade a se aproximar das questões ambientais, do cuidado. Essas mudas, plantadas no interior da maior unidade de conservação do município, o Refúgio da Vida Silvestre Municipal Meiembipe, colaboram para gerar uma mudança de consciência coletiva sobre as árvores", afirma a superintendente da Floram, Beatriz Kowalski.


galeria de imagens