FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

10/12/2009 - Meio Ambiente
Biólogo da Floram resgata Tartaruga em situação de perigo
O espécime resgatado foi encaminhado ao Parque Ecológico do Córrego Grande disposto em habitat cercado com as condições biológicas necessárias a sua sobrevivência.

foto/divulgação: Jorge Pires

Biólogo Luiz Pazini minutos após salvar tartaruga em apuros.

O Biól. Luiz Pazini, Gerente de Praças e Arborização Pública da FLORAM, resgatou uma tartaruga que tentava atravessar a movimentada Rod. Tertuliano Brito Xavier, Canasvieiras, em frente ao nº 928. Segundo o biólogo trata-se de um exemplar adulto, fêmea, da espécie Trachemys scripta elegans, conhecida comercialmente como “tigre d”água americano”. São tartarugas que são comercializadas ilegalmente no país ainda pequenas, para criação em aquários. Ao adquirir maior tamanho torna-se inviável sua criação em ambiente doméstico, levando às pessoas a soltarem o animal em algum córrego ou na mata. Sua presença no nosso meio ambiente pode acarretar sérios problemas e danos a fauna nativa, quer sejam, pela competição por alimentos, falta de um predador natural na cadeia alimentar ou na geração de híbridos pelo cruzamento entre espécies.

Pazini salienta a ocorrência de uma espécie nativa de tartaruga conhecida como tigre d”água nacional (Trachemys dorbignyi)  com características morfológicas bastante parecidas com a do “tigre d”água americano”. A espécie nativa apresenta cores mais intensas e manchas amarelas atrás dos olhos, enquanto que a espécie exótica, possui coloração mais opaca e as manchas atrás dos olhos são avermelhadas.

O espécime resgatado foi encaminhado ao Parque Ecológico do Córrego Grande disposto em habitat cercado com as condições biológicas necessárias a sua sobrevivência.