Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

home >

Ciclo do Divino 2015 - Florianópolis

 

A Prefeitura da Capital, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, vem apoiando anualmente as Festas do Divino Espírito Santo, que ocorrem de maio a setembro no município.

 

Para valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, a Fundação Franklin Cascaes realiza a divulgação do calendário de festas de forma coletiva, desde 2010. A abertura do Ciclo do Divino / 2105 em Florianópolis ocorreu no dia 9 de maio, reunindo festeiros e devotos das 14 comunidades que fazem a festa na Capital, além de comitivas dos municípios de São José, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos. 

 

Introduzida pelos imigrantes vindos dos Açores em 1748, essa tradição popular de forte simbologia enraizou-se pelo litoral catarinens e atualmente é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina (Lei Estadual nº 15.731/2012).  

 

Festa do Divino

 

Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino abrange uma prática coletiva e um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo. Os principais símbolos dessa tradição estão representados pela bandeira, coroa, cetro e salva. 

 

As festividades em devoção ao Espírito Santo mesclam celebrações religiosas, profanas e folclóricas, que envolvem a realização de folias e cantorias; promessas e oferta de pãezinhos; bailes e folguedos populares; novenas e peditórios; além da procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos.

 

Nas comunidades, a saída da Bandeira do Divino pelas ruas anuncia o início do ciclo festivo. Ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões do Divino seguem de casa em casa, divulgando a festa e arrecadando donativos. Ornada com fitas multicoloridas, a bandeira tem presença emblemática em todas as cerimônias e é considerada um dos principais símbolos do evento.

 

Rica em significados, a Festa do Divino Espírito Santo celebra a esperança na chegada de uma nova era em que predomine a paz, a partilha, a solidariedade, a caridade e a união das pessoas para prevalecer o Império da Igualdade.

 

Divina Tradição

 

Alguns historiadores, entre eles Joi Cletison Alves, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, apontam que a primeira Festa do Divino Espírito Santo surgiu no século 13, em Portugal, de onde se propagou para a Europa, e em especial para os Açores, onde alcançou enorme aceitação. A origem da festa em terras portuguesas é atribuída à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336), esposa do Rei Dom Dinis.

 

Segundo relatos, Dona Isabel era apegada às convicções cristãs e prometeu ao Espírito Santo um dia de culto e a própria coroa se a paz voltasse à família e ao reino de Portugal, que vivia momentos de turbulência e conflitos, inclusive envolvendo membros da família real. 

 

Em agradecimento à graça alcançada, a rainha levou a prometida coroa à Igreja do Espírito Santo, erguida na Vila de Alenquer, no Dia de Pentecostes. Para a cerimônia formou-se uma solene procissão com nobres do reino carregando estandartes enfeitados.

 

Em uma celebração representando a instituição do Império do Espírito Santo, um banquete (o bodo) foi partilhado com os pobres e, durante a solenidade, pessoas humildes recebiam insígnias do poder real (coroa e cetro), simbolizando o desejo real de servir ao povo, no espírito da igualdade e humildade.

 

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Pela vida voltada à prática da caridade e do bem comum, Isabel de Aragão ficou conhecida como “Rainha Santa”, sendo canonizada pela Igreja, em 1625, em razão de diversos milagres a ela atribuídos.  

 

Festas do Divino em Florianópolis
Calendário - 2015

 

MAIO


15 a 17 de maio -  Estreito 


 21 a 24 de maio - Centro (Confira a programação AQUI)

 

 21 a 24 de maio - Lagoa da Conceição (Confira a programação AQUI)


 22 a 24 de maio - Ribeirão da Ilha (Confira a programação AQUI)

 

 27 a 31 de maio - Trindade (Confira a programação AQUI)

 

JUNHO

 

5 a 7 de junho - Rio Tavares 

 

6 e 7 de junho - Prainha 

 

12 a 14 de junho - Monte Verde 

 

JULHO


 4 e 5 de julho - Pântano do Sul 

 

18 e 19 de julho - Campeche

 

AGOSTO


28 a 30 de agosto - Barra da Lagoa 

 

SETEMBRO

 

1 a 6 de setembro - Santo Antônio de Lisboa

 

11 a 13 de setembro - Rio Vermelho 

 

25 a 27 de setembro - Canasvieiras 

Galeria de Imagens