Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/03/2014 - Cultura
Exposição nadaTUDO une fotografia e pintura
Mostra com obras de Rodrigo Ormond pode ser visitada até 17 de abril na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, com entrada franca

foto/divulgação: Rodrigo Ormond

Imagem multicolorida revela poética nas obras de Rodrigo Ormond

Conhecido pelos trabalhos que realiza no universo da moda, o fotógrafo Rodrigo Ormond estreita as fronteiras entre a fotografia e a pintura propondo uma viagem sensorial por uma paisagem de cores, marcando sua estreia nas artes visuais.  Com curadoria de Franzoi, a exposição nadaTUDO será aberta nesta terça-feira (11), na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro.

 

Às 19 horas, o artista e o curador recebem o público para uma conversa sobre a mostra, que pode ser visitada até dia 17 de abril, com entrada franca.

 

A exposição integra a programação do projeto Florianópolis - Território das Artes, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes. Em 2013, a iniciativa proporcionou a realização de 103 atividades culturais gratuitas em diferentes linguagens, espaços e comunidades, atendendo mais de 40 mil pessoas de março a dezembro.

 

Paisagem de cores

 

Para compor a exposição nadaTUDO, Franzoi selecionou nove fotografias/pinturas feitas por Rodrigo Ormond na série My Melting Spring, que ficarão plotadas nas paredes ou impressas em canvas colocadas em chassis, aproximando os conceitos de intervenção e instalação. Inspirando-se na obra “O Homem Perante a Natureza”, do filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662), o artista faz uma abordagem poética sobre o que é o homem dentro da natureza. Nada em relação ao infinito; tudo em relação ao nada; ou um ponto intermediário entre o tudo e o nada.

 

De acordo com Franzoi, a exposição sugere uma reflexão sobre o tema ao convidar o espectador a fazer um mergulho pictórico, deixando-se levar pelas imagens captadas pelas lentes do fotógrafo que, ressignificadas enquanto arte, proporcionam um encantamento poético pela imensidão de cores que pulsam nas paredes. “Diante desse universo está o ser humano à procura de um sentido da arte e da própria existência no espaço. O nada e o tudo ali, como em qualquer lugar, não são absolutos, porque nada existe nessa condição”, explica.

 

Na avaliação do curador, ao abstrair completamente as formas, o artista revela cores e ritmos antes imperceptíveis a olhos nus, o que faz da fotografia um objeto poético em favor da pintura, revelando uma nova realidade sensorial. “Ormond discute a imagem como meio e não como fim, colocando a fotografia como técnica e não como linguagem expressiva”, observa Franzoi.

 

A exposição nadaTUDO pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti até dia 17 de abril, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas podem entrar em contato com a Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com ou pelo telefone (48) 3324-1415.

 

Trabalho reconhecido

 

Formado em Comunicação Visual/Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo Ormond trabalha há uma década na área de fotografia publicitária e de moda para grandes marcas nacionais e internacionais. Atuou em várias agências de publicidade, além de empresas do ramo de comunicação e do setor de tecnologia e inovação. Como reconhecimento pela atuação profissional, recebeu em 2004 o Prêmio Colunistas na categoria Novos Talentos de Santa Catarina.

 

Paralelamente ao trabalho comercial, Rodrigo Ormond dedicou-se à fotografia autoral aprimorando-se em estudos de iluminação e narrativa, assim como no aperfeiçoamento de técnicas fotográficas voltadas ao campo das artes visuais e da cultura. A exposição nadaTUDO marca a estreia do fotógrafo na cena da arte contemporânea, apresentada pelo artista plástico catarinense Franzoi.

 

O Quê: Exposição nadaTUDO, de Rodrigo Ormond

             Projeto Florianópolis – Território das Artes

Quando: terça-feira (11/03) / abertura – 19h30

                Conversa com o artista e o curador – 19h

                Visitação até 17 de abril

                 Segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

           Praça XV de Novembro, 180 – Centro

           (Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

Informações e agendamento: (48) 3324-1415

                                           artesvisuais.ffc@gmail.com


galeria de imagens