Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/08/2014 - Cultura
Galeria Vecchietti recebe feira de ciências e arte
Exposição realizada pela Fundação Franklin Cascaes em parceria com o Sesc/SC pode ser visitada até 12 de setembro

foto/divulgação: Dieve Oehme

Motorcine é o experimento criado para exibição de pequenos filmes

Uma exposição de arte contemporânea apresenta ao público de todas as idades experimentos que unem ciência, bom humor e criatividade. Revivendo o tempo em que alunos apresentavam em sala de aula trabalhos de iniciação científica sobre diversos temas, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti foi transformada em laboratório para a ‘Feira de Ciências – Acelerando as Partículas da Criação’, mostra que fica aberta à visitação pública até 12 de setembro.  

 

Reunindo trabalhos de dez artistas, com curadoria de Fernando Boppré e Ana Viegas, a exposição é realizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com o Sesc-Santa Catarina.  Para a apresentação dos experimentos e comunicação dos conceitos, foram convidados Diego de los Campos, Lara Montechio, Bruno Bachmann, Leandro Lopes, Lengo Noronha, Luiza Arantes Nasser, Jonas Esteves de Bem, Guto Lacaz, Maurício Muniz e Michael Duarte. A montagem da Feira de Ciências é assinada por Cristina Dalanora e Flávio (Xanxa) Brunetto.

 

A Feira pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas devem fazer a solicitação junto à Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou combinar a visita diretamente com a equipe da Galeria Vecchietti, pelo telefone (48) 3228-6821.

Espaço interativo

Fernando Boppré explica que a ideia da exposição foi inspirada nas antigas feiras de ciências, consideradas mirantes para a tecnologia e o desenvolvimento científico. “A gente pensou nas experiências que queria ver e convidou alguns artistas, além de outros colegas. São pessoas que quiseram pensar um pouco essa relação e se dispuseram a fazer alguns trabalhos nessa linha, unindo ciência, arte e até humor, porque aqui também há um pouco de ironia” comenta o curador da mostra.  Essas atividades, segundo ele, possibilitam a inovação do saber. “A Feira possui também um caráter pedagógico e didático”, afirma Boppré.

 

Os trabalhos em exposição podem ser tocados e experimentados. Ao entrar no espaço da feira na Galeria Vecchietti, o visitante é convidado a fabricar aviões de papel de diversos formatos e tamanhos, ou desenhar com uma caneta vibratória e depois fixar as imagens na parede. Pode ainda fazer filmes para exibição no local, entre outras experimentações inusitadas.

 

Criado por Lara Montechio e Bruno Bachmann, estudantes de Artes da Udesc, o Motorcine é um dos experimentos expostos. Feita de pedaços de ventilador e bicicleta, prendedores de roupa e outros objetos reciclados, o equipamento foi desenvolvido especialmente para a Feira de Ciências. Com ele dá para assistir a pequenos filmes, a partir da projeção com efeitos de câmera lenta (slow motion).

 

Na mostra da Galeria Vecchietti também é possível interagir com a escultura Psilocibina, criada por Lengo Noronha. O experimento foi desenvolvido a partir de raízes, folhas, sementes e outros objetos recolhidos no quintal da casa do artista, e acomodados sobre uma placa metálica. A obra tem a forma de um grande cogumelo brotando do solo, que é feito a partir de limalhas de ferro. Um ímã embaixo da placa pode ser conduzido pelo visitante, provocando o movimento da “terra”.

 

Além das invenções expostas, a Feira de Ciências reserva um espaço para o público exercitar a criatividade na mesa de experimentos. “A proposta é que as pessoas venham e tragam as suas próprias experiências. Aqui é o lugar de brincar e compartilhar conhecimento”, explica a curadora Ana Viegas.

 

Desde a abertura da mostra, no dia 13 de agosto, a Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti vem recebendo muitas visitas. “Na maioria das exposições há sempre aquela preocupação de não mexer nas obras de arte. Aqui é o contrário, a exposição convida o espectador a interagir e descobrir o porquê daquilo. Isso encanta o público”, observa Lena Peixer, coordenadora do espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Exposição Feira de Ciências – Acelerando as Partículas da Criação

Quando: até 12 de setembro

               De segunda a sexta – das 13 às 19 horas 

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

           Praça XV de Novembro, 180 – Centro

           (Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

Agendamento: Diretoria de Artes/FCFFC (artes.visuais@gmail.com)

                         (48) 3228-6821


galeria de imagens