Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/08/2014 - Cultura
Projeto promove viagem pelos museus de arte
Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, projeto apresenta ao público obras de arte de vários acervos do mundo

foto/divulgação: Floripa Interativa

Obras de arte são apresentadas ao público em tela de 9 metros de comprimento

Apreciar obras de arte de várias partes do mundo, contando com um guia durante a visitação, parece um sonho distante para muitos brasileiros. Mas, em Florianópolis, esse serviço cultural será oferecido gratuitamente à população por meio do projeto ‘Museus Virtuais’, que funciona no Centro de Visualização Floripa Interativa, instalado no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus.


No primeiro passeio virtual, programado para este sábado (30), às 17 horas, o público vai conhecer a Galeria Uffizi em Florença, na Itália, e o Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia.


Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Floripa Interativa – Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural em parceria com a Fundação CERTI, com apoio cultural da empresa Softplan. Ao todo serão realizadas 64 sessões de visitação, sendo 52 visitas guiadas para escolas da rede pública do município, mediadas por um arte-educador, e outras 12 sessões abertas ao público no último sábado de cada mês, limitadas a 50 participantes.


As pessoas interessadas em participar do projeto podem se inscrever na semana anterior à visitação. As sessões duram cerca de uma hora e as inscrições são realizadas pelo site do projeto (www.floripainterativa.org.br). Para as escolas, o projeto oferece transporte dos estudantes até o local da sessão, que ocorre todas as quintas-feiras. O agendamento das turmas deve ser feito pelo e-mail francine@maratonacultural.com ou pelo telefone 3204-9226.

Passeio virtual

 
O projeto ‘Museus Virtuais’ utiliza tecnologia do Google Art Project, que possibilita a visualização de imagens em 360 graus dos principais museus do mundo em um ambiente imersivo, sem que a pessoa precise se deslocar até esses lugares.


Utilizando um sistema multitela de nove metros de comprimento e quatro metros de altura, o público tem a sensação de percorrer os corredores de museus e galerias de arte distribuídas pelos cinco continentes. A iniciativa contribui para promover o acesso à cultura e tornar o aprendizado mais dinâmico e lúdico.

Durante a visita, as sessões são conduzidas por um arte-educador,  que comenta as principais obras e contextualiza as informações, tornando o aprendizado mais fácil e interessante. Nessa temporada, o projeto oferece cinco temas para o visitante escolher: Capela Sistina; As Musas da Arte Clássica; O Museu e a Obra de Arte; A Arte Sacra Italiana; e Cotidiano.


Na primeira sessão aberta ao público, neste sábado, os visitantes vão poder contemplar ‘As Musas da Arte Clássica’ e conhecer um pouco da arte greco-romana e renascentista, retratada em esculturas e pinturas que eternizaram mestres da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e Rafael, entre outros artistas.


As obras estão expostas na Galeria Uffizi em Florença, na Itália, e no Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia. A sessão tem cerca de uma hora, com espaço para 50 participantes.

Serviço:

 

O quê: Projeto Floripa Interativa - Museus Virtuais

           Passeio virtual por museus de Florença (Itália) e São Petersburgo (Rússia)

Quando: sábado (30) – 17 horas

Onde: Centro de Visualização Floripa Interativa

          Avenida Luiz Boiteux Piazza nº 1302 – Sapiens Parque

          Cachoeira do Bom Jesus

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3261-2845 

                      www.floripainterativa.org.br

 

Agenda de Visitação

  • 30 de agosto (sábado) – 17 horas

‘As Musas da Arte Clássica’

  • 27 de setembro (sábado) – 17 horas

‘A Identidade na Arte Brasileira’

  • 25 de outubro (sábado) – 17 horas

‘Capela Sistina e a Arte Sacra Italiana’

  • 29 de novembro (sábado) – 17 horas

‘Cotidiano’

  • 13 de dezembro (sábado) – 17 horas

‘O Museu e a Obra de Arte’


galeria de imagens