Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/11/2014 - Cultura
Ribeirão da Ilha é palco do Floripa Instrumental
Durante três noites, público vai conferir encontros inéditos em torno do jazz, chorinho, MPB e outros sons da música instrumental

foto/divulgação: Sílvio Auricchio

Dr. Cipó sobe ao palco nesta sexta-feira

Consolidado no calendário cultural da cidade, o Floripa Instrumental movimenta o Ribeirão da Ilha neste final de semana, apresentando nomes consagrados da música instrumental brasileira no cenário emoldurado pela igreja Nossa Senhora da Lapa, casarios e praça da freguesia.

 

De sexta-feira a domingo (21 a 23), o evento vai proporcionar encontros inéditos no palco com participação de Arismar Espírito Santo, Nailor Proveta, Arnou de Melo, e dos grupos Trio Curupira e Dr. Cipó, entre outros destaques musicais. Toda a programação é gratuita.

 

Patrocinada pela Tractebel Energia por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, esta edição tem como apoiadores a Eletrosul, Fundação Catarinense de Cultura, Ação Social e Cultural Nossa Senhora da Lapa. Conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Capital.

 

Reunindo sons e tons que vão do chorinho ao jazz, passando pela MPB, bossa nova e improvisos, o Floripa Instrumental 2014 vai proporcionar ao público assistir ao encontro dos dois violões 7 cordas de Rogério Caetano e Arthur Bonilla, e reencontrar o grupo Dr. Cipó, que há quase dez anos não se reunia.

 

Na sexta-feira, o show do Dr. Cipó, com Guinha Ramires (violão), BB Kramer (acordeon), Endrigo Betega (bateria),  Ronaldo Saggiorato, o Gringo, (contrabaixo) e Mário Conde (guitarra, violão tenor e bandola), promete choro, samba, jazz, música experimental, regional e muito mais, sempre com ritmo e criativas composições e arranjos. Depois é a vez dos catarinenses Rivo Trio e Cássio Moura Quarteto na abertura da Jam Sessions.

 

No sábado, às 21 horas, o Trio Curupira e Cleber Almeida (bateria, percussão, gaita, escaleta, cavaquinho, viola caipira), apresentam sua sonoridade permeada de miscigenações culturais existentes no Brasil. O trio é formado pelos músicos paulistanos André Marques (piano, escaleta, flautas, rabeca, percussão), Fábio Gouvêa (baixo, guitarra, violão, flautas, percussão).

 

Outra atração que sobe ao palco nesta noite é o catarinense Arnou de Melo e depois é jam sessions para todos os gostos. Nessa agenda musical saíram encontros inusitados como Yamandu Costa no baixo e Jorginho do Trumpete no pandeiro, ou ainda, o rodízio de Arismar do Espírito Santo com os instrumentos do palco.

 

No domigo, o som inicia mais cedo, às 17 horas, com a apresentação da nativa e centenária Banda da Lapa, e logo depois encontro inédito dos músicos Rogério Caetano (violão 7 cordas), Arthur Bonilla (violão 7 cordas), Nailor Proveta (sax e clarinete), Arismar do Espírito Santo (baixo, guitarra, bateria e o que mais vier), e o bandolim da Ilha, Geraldo Vargas com os chorões  Marcos Portella, Fabrício, Rafael Gaucer e Bernardo Senz.

 

Serviço:

 

O quê: Floripa Instrumental 2014

Quando: sexta a domingo (21 a 23)

Onde: Ribeirão da Ilha, junto à praça e a Igreja Nossa Senhora da Lapa

Quanto: gratuito 

 

PROGRAMAÇÃO / FLORIPA INSTRUMENTAL 2014

 

21 de novembro -  Sexta

21h – Dr. Cipó (RJ, SC,PR,SP)

22h – Rivo Trio(SC)

23h – Cássio Moura Quarteto(SC)

 

22 de novembro – Sábado

21h –  Trio Curupira (SP)

22h – Arnou de Melo Trio(SC)

23h – Jam Session

 

23 de novembro - Domingo

17h – Banda da Lapa(SC)

18h – Super Roda com Arismar do Espírito Santo (SP), Rogério Caetano (RJ), Arthur Bonilla (RS), Nailor Proveta (SP), Geraldo Vargas e chorões da Ilha (SC)

 

 *Com informações da jornalista Duda Hamilton


galeria de imagens