'> Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/11/2014 - Cultura
Espetáculo musical divulga cultura de paz no domingo
Espetáculo infantil 'A Lua e a Princesa" será apresentado neste domingo, às 18 horas, no Teatro Pedro Ivo, com entrada franca

foto/divulgação: Daisaku Ikeda

Espetáculo conta a história de Saitiko

Um grupo de 120 voluntários, entre adultos e crianças, apresenta no Teatro Pedro Ivo uma peça teatral que une música e dança para abordar temas relacionados à família e à vida em sociedade. Baseado no livro do escritor japonês Daisaku Ikeda, o espetáculo infantil ‘A Lua e a Princesa’ será apresentado neste domingo (23), às 18 horas, com entrada franca.

 

A iniciativa é organizada pela Associação BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) para difundir a Cultura de Paz, e conta com apoio da Fundação Franklin Cascaes.

 

De acordo com Mirella Vaz, integrante da BSGI, o grupo vem ensaiando durante cinco meses com apoio de diretores e atores voluntários. “A peça fala de assuntos contemporâneos como a convivência harmoniosa entre as pessoas, a tolerância e a questão do bullying, a necessidade da alimentação saudável e a importância da família para a construção de valores”, explica.

 

Dividido em sete atos, o espetáculo conta a história da princesa Satiko, que vivia infeliz em casa, na escola e no reino. Preocupada com a situação que observava à distância, a lua mandou à terra um emissário, o coelho, para buscar a princesa e guiá-la em uma viagem fantástica. Com a ajuda dos novos amigos, a jovem descobre a importância de ter uma vida saudável e aprende a valorizar o companheirismo e o convívio social harmonioso.

 

Cultura de Paz

 

Presente nos cinco continentes, a Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma organização filiada à ONU (Organização das Nações Unidas), com representação em quase 200 países e com cerca de 12 milhões de associados no mundo, presidida pelo escritor e educador Daisaku Ikeda. No Brasil, a entidade é representada pela Associação BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional), fundada em 1960.

 

Atuando em diversos segmentos educacionais e culturais, envolvendo pessoas de todas as faixas etárias, a BSGI atua em iniciativas voltadas aos ideais humanísticos da Cultura de Paz, que tem como pilares a participação democrática, a tolerância e solidariedade entre os povos, o respeito aos direitos humanos e a conscientização para o desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

 

Poeta, escritor, filósofo, fotógrafo e educador, Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, no Japão, em 1928. Em 1975, fundou a SGI, entidade que ocupa posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas. Desde 1989, a SGI passou também a integrar a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

Ikeda é também membro correspondente do Weiner Künstlerhaus (Associação de Arte Austríaca) e membro honorário vitalício da Singapore Photographic Society. No Brasil, ocupa desde 1993 a cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente da instituição, honraria já despendida a intelectuais, filósofos e escritores como Émile Zola, Henrik Ibsen e André Malraux. Tem mais de 20 livros traduzidos para o português.

 

Serviço: 

O quê: Espetáculo ‘A Lua e a Princesa’, baseado na obra do escritor Daisaku Ikeda 

Quando: domingo (23/11) – 18 horas

Onde: Teatro Pedro Ivo

            Rodovia SC 401 - Km 5 – Saco Grande 

Quanto: gratuito


galeria de imagens