Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/01/2015 - Cultura
Projeto Museus Virtuais divulga mundo das artes
Viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, passeio virtual é oferecido gratuitamente aos sábados

foto/divulgação: CR2 Fotografias

Visitas públicas são realizadas no Sapiens Parque

O projeto Museus Virtuais recomeça o programa de visitas públicas com um passeio contemplativo por exposições de arte no mundo. Com apoio de tecnologia digital, a viagem cultural é oferecida gratuitamente pelo Centro de Visualização Floripa Interativa, no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus. O primeiro tour virtual de 2015 acontece neste sábado (24), às 17 horas, pela Galeria Uffizi em Florença, na Itália, e o Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

 

Durante a sessão, os visitantes vão poder contemplar ‘As Musas da Arte Clássica’ e conhecer um pouco da arte greco-romana e renascentista, retratada em esculturas e pinturas que eternizaram mestres da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e Rafael, entre outros artistas. As pessoas interessadas em fazer o passeio virtual podem se inscrever pelo site do projeto (NESTE LINK).

 

Patrocinado pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Floripa Interativa – Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural em parceria com a Fundação CERTI, com apoio cultural da empresa Softplan.

 

Iniciada em agosto de 2014, a ação cultural já atendeu 1.222 pessoas em 36 visitas guiadas, sendo 31 direcionadas a estudantes da rede pública e cinco abertas ao público em geral. Outras 28 sessões estão programadas até junho de 2015. Para as escolas, o projeto oferece transporte dos estudantes até o local da sessão, que ocorre todas as quintas-feiras. O agendamento das turmas escolares reinicia em março e pode ser feito pelo telefone 3204-9226.

 

Passeio virtual

 

O projeto Museus Virtuais utiliza recursos do Google Art Project. A tecnologia possibilita a visualização de imagens em 360 graus dos principais museus do mundo em um ambiente imersivo, sem que a pessoa precise se deslocar até esses lugares. Com imagens reproduzidas em um sistema multitela de nove metros de comprimento e quatro metros de altura, o público tem a sensação de percorrer corredores de museus e galerias de arte dos cinco continentes.

 

Durante a visita, que dura cerca de uma hora, as exposições de arte são mediadas por um arte-educador,  que comenta as principais obras e contextualiza as informações. A estratégia torna o aprendizado mais dinâmico, interessante e lúdico, além de contribuir para promover o acesso à cultura. 

 

Na temporada de verão 2015, o projeto oferece quatro sessões, abrangendo os seguintes temas: As Musas da Arte Clássica (24 de janeiro); A identidade na Arte Brasileira (31 de janeiro); Capela Sistina e a Arte Sacra Italiana (21 de fevereiro); e Cotidiano (28 de fevereiro).

 

Serviço:

 

O quê: Projeto Floripa Interativa - Museus Virtuais

          Passeio virtual por museus de Florença (Itália) e São Petersburgo (Rússia)

Quando: sábado (24/01) – 17 horas

Onde: Centro de Visualização Floripa Interativa

          Avenida Luiz Boiteux Piazza nº 1302 – Sapiens Parque

          Cachoeira do Bom Jesus

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3261-2845 / 3204-9226 

                      www.floripainterativa.com.br/museus-virtuais

 

Agenda de Visitação Pública / Janeiro e Fevereiro

*mediante inscrição no site do projeto / vagas limitadas

 

24 de agosto (sábado) – 17 horas

‘As Musas da Arte Clássica’

 

31 de janeiro (sábado) – 17 horas

‘A Identidade na Arte Brasileira’

 

21 de fevereiro (sábado) – 17 horas

‘Capela Sistina e a Arte Sacra Italiana’

 

28 de fevereiro (sábado) – 17 horas

‘Cotidiano’


galeria de imagens